sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Economia Verde debate crescimento sustentável

O evento reunirá especialistas, empresas e empreendedores que estão gerando renda e empregos norteados pela sustentabilidade ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )
Apresentar e discutir novas oportunidades de negócios que sejam eficientes e contribuam para um desenvolvimento mais sustentável das cidades e, consequentemente, do planeta. Este é um dos objetivos do Seminário Economia Verde, que será realizado pelo Diário do Nordeste, hoje, a partir das 8h30 no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), na Aldeota.
O evento reunirá especialistas, empresas e empreendedores que estão gerando renda e empregos norteados pela sustentabilidade. Segundo a gerente de Mercado Anunciante do Diário do Nordeste, Lívia Medeiros, as experiências apresentadas são desenvolvidas em ramos distintos, e a programação contará também com a exposição de sistema de financiamento para negócios que envolvem a Economia Verde.
O Seminário, que tem a chancela do Inovação e Desenvolvimento de Negócios (IDN), marca do Diário do Nordeste, terá como palestrantes convidados o presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), Alex Mac Dowell; o assessor do Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Fernando Malta, assim como o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene)/ Banco do Nordeste (BNB), Francisco José Araújo Bezerra.
Palestrantes
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Joaquim Cartaxo; o responsável por Eficiência Energética da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Odailton Arruda; o diretor executivo do Instituto Envolverde, Dal Marcondes; a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Ganoum; o diretor técnico da C.Rolim, Alexandre Mourão, irão proferir palestras durante a programação.
Os convidados participarão de espaços em formato de painéis e debaterão temas como financiamento de negócios na Economia Verde; o consumidor atuando na qualificação do produto; inovação e tecnologias e desenvolvimento sustentável. O professor de Gestão Econômica Ambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenador executivo de Limpeza Urbana da Prefeitura de Fortaleza, Albert Gradvohl, que irá participar do painel "Negócios e experiências na Economia Verde", diz que a Economia Verde é um conceito internacional definido pelo Pacto Global e demonstra que "o mundo todo está preocupado com a escassez de recursos naturais e todos os agentes devem atuar para garantir a sustentabilidade, tendo em vista todos os fatores que influenciam na diminuição dos recursos naturais".
Tendência
De acordo com o professor, há uma tendência mundial de aumento na produção de resíduos. Porém, o lixo produzido hoje tem características diferentes de décadas passadas, onde produtos de diversas formas eram consumidos em sua maioria "in natura". "Na atualidade, a tendência é que esse lixo seja mais agressivo, com alto nível de embalagens. E é preciso que a economia pense o aproveitamento desse material", defende.
Expansão
Gradvohl também ressalta que no Seminário Economia Verde será apresentado elementos que o Ceará já possui e outros que ainda carece para consolidar ações de expansão da chamada Ecoeconomia. "Nós já temos uma grande ferramenta que são marcos regulatórios. Temos uma Política Estadual de Resíduos Sólidos, e na Capital uma Lei Municipal 10.340/2015 que são eixos fundamentais para a mudança do cenário", afirma.
Outro ponto que o Ceará ainda carece para garantir maior eficiência da chamada Economia Verde é a estruturação de um polo industrial reciclador Que transforme os resíduos em matéria-prima. "Temos que apostar na grande escala, experiências esporádicas não transformam", complementou o professor da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Uma outra ferramenta, segundo Gradvohl, que deve ser otimizada no Ceará e, sobretudo, em Fortaleza, por ser um grande centro gerador de lixo, são as empresas de classificação de resíduos.
Saiba mais
Programação
8h30
Credenciamento
9h30
Abertura
9h45
Painel 1: Oportunidades de Negócios da Economia Verde
10h45
Painel 2: Negócios e Experiências na Economia Verde
11h30
Painel 3: Financiamento de Inovação na Economia Verde
12h30
Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário