quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Atraso de salário causa protestos

Os manifestantes realizaram caminhada pelo Centro e se concentraram em frente à Câmara
Fortaleza. Cerca de 200 pessoas tomaram as ruas de Tejuçuoca, ontem, em protesto contra a Prefeitura. Conforme os manifestantes, o pagamento do 13º salário de professores e servidores da saúde básica ainda não havia sido pago.
A primeira parcela do benefício deveria ter sido depositada até o dia 30 de novembro, e a segunda parte, paga até 20 de dezembro. Contudo, nove dias após o último prazo, os servidores municipais alegam que não receberam o dinheiro.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tejuçuoca (Sindset), são aproximadamente 300 pessoas prejudicadas. "Já tínhamos cobrado a Prefeitura, que o pagamento fosse realizado. Não foi pago nada até 20 de dezembro, conforme a Lei manda. O gestor ainda não se pronunciou oficialmente sobre a data do pagamento", disse o sindicato.
Reclamam atraso no pagamento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação que atuam no setor administrativo, auxiliares, vigilantes, professores, coordenadores, diretores e supervisores escolares. Além deles, funcionários da Secretaria Municipal da Saúde do quadro da atenção básica, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, dentistas e atendentes odontológicos.
"É uma forma de desrespeito contra o servidor. Dos municípios do Vale do Curu, o único com atraso é Tejuçuoca. Não justifica dizer que é crise. É má- gestão", disse o Sindset.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura, por telefone. No entanto, a resposta dada pela atendente era que não havia ninguém que pudesse conversar com a imprensa ou apresentar explicações, uma vez que todas as Secretarias Municipais estão de recesso até a próxima sexta-feira, 4 de janeiro.
Protesto
Os manifestantes caminharam da praça municipal até a Prefeitura. Foi deliberado em assembleia que o Sindicato entrará com ação na Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública (Procap) contra a gestão municipal, por crime contra a administração pública.
Conforme os servidores, há relatos de blogueiros da região que o prefeito havia prometido fazer o pagamento hoje. "Vamos aguardar. Caso não saia, entraremos com ação", disse o Sindset.

Nenhum comentário:

Postar um comentário