segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Unidade do SESI de Crato poderá ser reaberta

FOTO: Google imagens
O Cariri poderá receber um sinal verde para a reabertura da Unidade do SESI de Crato nesse fim de ano. O empresário Valdemir Correia de Sousa vem mantendo conversações com o presidente da FIEC - Federa- ção das Indústrias do Estado do Ceará, empresário Jorge Alberto Vieira Studart Gomes - Beto Studart, de quem é amigo de longas datas. 

Nos entendimentos Beto mostrou a Valdemir os contratempos e obstáculos que levaram ao não funcionamento do SESI-Crato, mas que atualmente essas dificuldades poderão ser contornadas pelo Governo do Estado desde que ele se interesse em entrar como parceiro nessa retomada da FIEC que também sabe da importância em reabrir a unidade com um novo projeto social educativo. Beto Studart justificou, entre outros argumentos, que havia uma unidade do SESI em Juazeiro do Norte, distante apenas 15 km de Crato, o que foi contestado por Valdemir informando que o deslocamento de uma família operária de Crato para Juazeiro do Norte, em transporte coletiva, não levaria menos que uma hora, e as despesas com esse deslocamento não seriam suportadas pelo assalariado. O fluxo de carro entre as duas cidades está insuportável pela limitação de espaço, excesso de sinais e de automóveis nos dias atuais. 

Esse encontro se deu porque Valdemir Correia assistindo a ociosidade e o relegado estado imposto ao complexo de prédios da Unidade do SESI-Crato, procurou marcar uma audiência com Beto Studart, para avaliarem a situação e ver meios para sua reabertura. Beto disse que não precisava Valdemir ir a Fortaleza e que na primeira oportunidade procuraria pessoalmente Valdemir em Crato. 

A unidade do SESI de Crato foi construída e inaugurada em 1968, com a finalidade de prestar serviços aos industriários e seus dependentes. O SESI do Crato se integrou à cultura regional. É um conjunto de prédios e instalações equipados com piscinas, cantina, auditório, cinema, salas de aula e quadras esportivas, a Unidade do Crato, que ocupa uma área correspondente a um quarteirão, vinha prestando relevantes serviços à região. 

Por mais de 40 anos, a instituição foi dedicada a atender aos trabalhadores da indústria regional com atenção, proporcionando lazer, educação, desenvolvimento cultural e zelando pelo bem-estar e saúde de seus associados.

Eventos dos mais importantes da região aconteceram em suas dependências e em seu confortável auditório foi palco de importantes decisões de governos, como uma das reuniões do Conselho Deliberativas da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, trazendo governadores de vários estados nordestinos. Outros acontecimentos sociais e políticos de magnitude aconteceram no SESI de Crato. 

Nos anos 1970 e 1990 o município de Crato não tinha mais que 500 trabalhadores em suas poucas e pequenas empresas, mesmo assim foi criada a Unidade social do SESI, hoje se soma mais de 5.000 operários distribuídos em várias indústrias, a exemplo da Grendene que sozinha mantem em torno de 3.000 empregos, enquanto outras dezenas de grandes cerâmicas englobam 2.000 operários. Crato tem a Petrobrás, depó- sitos da: cervejas, Coca-Cola, gás Butano, M. Dias Branco, A Unidade do SESI de Crato poderá ser reaberta With Martins, manufaturas de alumínio, e pequenas indústrias artesanais. 

Valdemir Correia que estava alardeado por José Lobo presidente da CDL de Crato e Marcos Tavares diretor da FIEC no Cariri, disse a Beto Studart que o governador Camilo Santana havia assegura em solenidade no Crato que tudo faria pelo município e por certo não faltará nessa parceria com a FIEC para a retomada do funcionamento do SESI Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário