domingo, 31 de janeiro de 2016

Alimentação adequada para curtir o Carnaval

O famoso "caldo cura ressaca" é supernutritivo. Pode ser tomado conforme a necessidade do folião. Porém o consumo é mais indicado no café da manhã e no jantar. O alimento auxilia na recuperação do organismo. ( Foto: Thiago Gadelha )
Na contagem regressiva para a chegada da maior festa brasileira, mais importante do que escolher o roteiro e as fantasias são os cuidados com o que será consumido nos dias de agitação.
Para quem vai curtir o período momino nas praias ou locais muito ensolarados, a nutricionista Raquel Pessoa recomenda levar a tiracolo uma camelback ou uma mochila com itens de hidratação.
Entre eles, a nutricionista ressalta a água de coco e os isotônicos. Além de refrescarem o organismo, eles previnem a desidratação nos dias mais quentes e as possíveis cãibras na maratona da folia.
Mineral iônico
A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.
"Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral", complementa.
Os sucos energéticos como o do pó de guaraná ajudam a manter a disposição. Bebidas como cafeína e a taurina são excelentes opções para os últimos dias de folia. Elas recarregam as energias e dão estímulo para continuar a diversão a todo vapor.
Essa precaução prevenirá a queda da imunidade, perda de massa muscular e diversos outros transtornos.
Para quem não dispensa a ingestão de bebidas alcoólicas, Raquel Pessoa alerta: "o correto é não consumir de estômago vazio e sempre complemente o drinque com carboidratos, de preferência, os menos calóricos como casquinhas de pizza, brusquetas e chips de batata doce", aconselha.
No dia seguinte, caso a ressaca apareça, coloque em prática a combinação: dieta, repouso mais hidratação.
Dieta
Alimentação leve, sem gordura, antioxidantes ou de irritantes gástricos não sobrecarregam o estômago e o fígado. Outra informação da nutricionista chama a atenção para alguns alimentos que podem desenvolver um papel protetor do fígado quando o folião faz uso de bebidas alcoólicas.
Pesquisa
Estudos clínicos recentes supõem que a colina é essencial para uma função hepática normal. A deficiência desse nutriente pode influenciar no desenvolvimento de um fígado gorduroso, conhecida como esteatose hepática.
Além disso, segundo Raquel Pessoa, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta as necessidades de colina pelo fígado, por isso, acredita-se que é interessante manter a presença de alimentos ricos nessa substância quando ocorre a ingestão de álcool.
"Entre os alimentos ricos em colina a especialista destaca fígado de boi, os peixes e os ovos. O chá-mate, a beterraba e o gojiberry contêm betaína, um metabólito da colina, que também contribui para o processo de proteção do fígado", declara a profissional.
Para ajudar o folião a aproveitar as noites de festa com um toque funcional, Raquel sugere a preparar pratos e sucos nutritivos e práticos de fazer. Um deles é o "caldo cura ressaca". Trata-se de um caldo de ovo com peixe, tomate, cheiro-verde e cúrcuma.
"Os ingredientes deste caldinho contêm alimentos ricos em colina e betaína, protegem o fígado dos xenobióticos gerados pelo consumo excessivo de álcool durante a folia", diz a nutricionista Raquel Pessoa.
Receita
Suco energético Pré-Carnaval
Ingredientes
200 ml de limonada
1col de chá-mate em pó
10 unidades de gojiberry
Pó de guaraná a gosto
Modo de preparar
Junte a limonada, o chá-mate em pó, o pó de guaraná e o gojiberry, bata todos os ingredientes no liquidificador e está prontinho. O ideal é que o suco seja consumido logo após a trituração dos ingredientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário