quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ERNADOR Elmano diz ser razoável que Camilo siga o PT

O governador Camilo Santana disse estar acompanhando as movimentações dos petistas da Capital, mas adiou a discussão sobre as eleições ( FOTO: FABIANE DE PAULA )
As direções do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado e em Fortaleza fecharam acordo em relação à candidatura própria na Capital para o pleito deste ano. A sigla vai confirmar a postulação na Conferência Eleitoral, no próximo sábado, que deve contar com a presença do presidente nacional da legenda, Rui Falcão. Na noite de ontem, Elmano de Freitas, o nome mais cotado para ser o candidato, se reuniu com o governador Camilo Santana, aliado de primeira hora do prefeito Roberto Cláudio.
Elmano disse que, na reunião com Camilo Santana, o tema eleições foi abordado apenas de maneira superficial. Os dois petistas reconheceram ter divergências sobre o pleito, mas não prolongaram o assunto. O governador ressaltou que, posteriormente, tratará da temática com os correligionários, em encontro com os deputados petistas. Segundo Elmano, a pauta principal da conversa foi o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa.
Questionando sobre a postura do partido em caso de o governador decidir apoiar a candidatura de Roberto Cláudio, Elmano respondeu que nem cogita a hipótese. Acrescenta que é "razoável" que, em última instância, Camilo opte pela neutralidade. "Ele, como um filiado do PT, deve respeitar as decisões do partido", reforçou.
Nacional
Na segunda-feira, lideranças do PT Ceará se reuniram com o presidente Rui Falcão, em Brasília, para discutir candidatura própria na eleição de Fortaleza. Estavam presentes deputados federais Luizianne Lins e José Guimarães, além dos presidentes da executiva estadual, De Assis Diniz, e municipal do PT, Elmano de Freitas. No encontro, ficou decidido que o partido terá candidato e deve apenas encontrar um nome de consenso para isso.
Ao Diário do Nordeste Diniz disse estar correta a afirmativa de que houve consenso entre a executiva municipal e estadual diante da necessidade de candidato própria. "Temos todo um processo de debate e discussão daqui para frente até a candidatura própria. Há um sentimento, dentro da nacional, estadual e municipal, de unificar o partido e construir isso, de defender seu legado. Vamos discutir com o Camilo, que é do PT e tem espaço dentro do PT", afirmou.
O dirigente destacou que tanto Elmano quanto Luizianne Lins têm força e densidade eleitoral para uma disputa majoritária, mas salientou que só um nome de consenso poderá aglutinar o partido em defesa de uma candidatura. O PT pretende trabalhar candidaturas em mais 73 municípios, o que deve ser concluído na Conferência Eleitoral do próximo sábado. O diretório municipal se reúne, hoje, em Fortaleza, para discutir o tema.
Resistência
Nos bastidores das discussões, o nome da ex-prefeita Luizianne Lins tem certa resistência, enquanto o de Elmano é mais aceito. Freitas apoiou a candidatura de Camilo ao Governo, enquanto Luizianne boicotou o colega.
O PCdoB, aliado histórico do PT, deve seguir na base de apoio de Roberto Cláudio, até porque o líder do prefeito na Câmara Municipal, Evaldo Lima, é da sigla. Elmano de Freitas informou que o presidente da executiva nacional, Rui Falcão, deu aval para o partido aprovar a candidatura própria no diretório municipal e na Conferência Eleitoral.
O PT vai implementar nas eleições municipais deste ano uma regra para que todos os candidatos sejam responsáveis por suas contas eleitorais. Segundo o presidente Rui Falcão, a legenda vai incluir, na carta compromisso dos candidatos, cláusula em que eles se declaram cientes das normas eleitorais e responsáveis por sua suas campanhas, principalmente pelo financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário