quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Quadrilha de ladrões de cargas é desarticulada

De acordo com a Polícia, nas casas dos suspeitos foram apreendidos alguns produtos roubados que não haviam sido vendidos ( FOTO: DANIEL ARAGÃO )
Há pelo menos um ano, um grupo de aproximadamente oito pessoas vem causando estragos e prejuízos a empresários donos de transportadoras em Fortaleza. Os suspeitos interceptam os entregadores e roubam os produtos que seriam entregues a clientes de lojas virtuais. As estimativas apontam para aproximadamente R$ 300 mil em produtos que foram tomados em assaltos no período. Na última terça-feira (26), três pessoas foram presas em flagrante por participação na associação criminosa, logo após realizarem um roubo a um entregador no bairro Henrique Jorge.
Nos últimos três meses a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), vem acompanhando os passos do grupo. O chefe, os entregadores, os receptadores e aqueles responsáveis por cometer os assaltos foram todos identificados. Segundo o delegado titular da Especializada, Fernando Cavalcante, os pedidos de prisão preventiva já estavam sendo elaborados.
Entretanto, por volta das 10h30 de terça-feira, uma nova ação criminosa, que seria a 16ª, nas contas dos investigadores, acelerou a ida de pelo menos três pessoas integrantes da quadrilha para detrás das grades.
O entregador sairia de casa para levar os produtos, boa parte eletrônicos, aos endereços dos compradores. Poucos minutos após deixar a residência, já no veículo da transportadora, ele foi abordado por quatro homens, a bordo de um Fiat Palio, e uma motocicleta, no bairro Henrique Jorge.
Dentro do veículo, segundo as investigações, estavam Bruno Rodrigues de Oliveira, de 24 anos; Marcelo Augusto Rodrigues da Silva, o 'Marcelo Palhaço', de 20 anos; Neílton Martins Portela; e Francisco Jefferson Silva de Souza, o 'Bebel', tido como o chefe do grupo.
O quarteto então, com a ameaça de arma de fogo, tomou os produtos que eram transportados e colocou no automóvel, que pertence a uma locadora de veículos. A DRFVC foi acionada e, por já investigar os suspeitos e conhecê-los, foi direto aos endereços deles.
No começo da tarde, na Rua Oliveira Sobrinho, bairro Bonsucesso, Bruno foi encontrado pelos agentes e recebeu voz de prisão. A seguir, os policiais foram à casa de 'Bebel', na Rua Iguatu, bairro Serrinha, mas não o encontraram. Entretanto, avistaram e apreenderam a motocicleta que teria sido usada por um dos suspeitos para dar apoio no roubo daquela manhã.
Na sequência, a residência de Neílton também foi visitada pelos policiais civis. Ele não estava no endereço. Entretanto, algumas mercadorias, identificadas como sendo oriundas de cargas roubadas, foram encontradas. Na Rua Montevidéu, ainda no bairro Serrinha, 'Marcelo Palhaço' foi encontrado pelos investigadores. Ele foi identificado por vítimas como sendo um dos integrantes da quadrilha que praticava os assaltos.
Namorada
Por fim, ainda em busca de 'Bebel', os policiais civis dirigiram-se ao apartamento da namorada dele, na Rua Pedro Aguiar, bairro Itaperi. O suspeito novamente não foi localizado. Contudo, várias caixas das mercadorias roubadas naquele último ataque foram encontradas. Ingryd Bezerra Maciel, 19, que mantém um relacionamento com 'Bebel', também foi presa.
Bruno e 'Marcelo Palhaço' foram autuados por roubo e associação criminosa. Ingryd, responderá por receptação de produto roubado. Neilton e 'Bebel' permanecem foragidos, conforme os investigadores da DRFVC.
O delegado Fernando Cavalcante destacou que o chefe do grupo tinha uma vida de luxo, apresentada em redes sociais. "O 'Bebel' ostentava nas redes sociais, onde se autointitula 'Jefferson Boss'. Toma bebidas caras, vai a grandes shows. Para fazer os assaltos, eles alugam um veículo", disse Cavalcante.
Nas investigações, a Polícia percebeu que o grupo pode também estar envolvido em ataques aos Correios. Por isso, o conteúdo obtido será compartilhado com a Polícia Federal. "Identificamos um ex-funcionário da empresa que estava passando informações privilegiadas para a quadrilha, inclusive repassando quais seriam as cargas mais valiosas. Ele está identificado e o receptador também. Ao todo são de oito a nove pessoas, todos identificados. Vamos repassar as informações para a Polícia Federal pois achamos que eles estejam envolvidos nos ataques aos Correios", salientou.
Para a Polícia, já está claro que a quadrilha conseguiu obter êxito durante o período graças à ajuda de um ex-funcionário da própria transportadora. Ele era remunerado pelos criminosos para fornecer informações acerca das estratégias logísticas e da distribuição do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário