sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Desmoronamento atinge Canal Orós - Lima Campos


Os primeiros deslizamentos no canal ocorreram após as chuvas da segunda quinzena de janeiro passado ( FOTO: WANDEMBERG BELÉM )
Iguatu Parte da banqueta do canal de interligação das águas do Açude Orós para o Lima Campos, na região Centro-Sul do Ceará, desmoronou. Há riscos de novos deslizamentos de pedras que podem interromper a passagem de água para distritos e sítios.
Integrantes do Subcomitê da Bacia do Alto Jaguaribe visitaram, recentemente, a área onde ocorreu o desmoronamento das pedras e o túnel de transferência de água do Açude Orós para o Lima Campos. "Além do risco de novos deslizamentos, observamos que há uma rachadura na ombreira direita do canal e isso nos traz preocupação", disse Erivan Anastácio de Souza, membro do Comitê Gestor do Açude Lima Campos.
Os primeiros deslizamentos ocorreram após as chuvas da segunda quinzena de janeiro passado. "Estamos dentro da quadra chuvosa e novas precipitações podem ocorrer, pois até agora as chuvas foram reduzidas". Se houver novos desmoronamentos de pedras e terra, a passagem de água pelo canal, poderá ser interrompida de uma vez, trazendo dificuldades de abastecimento para os moradores das localidades de Guassussê e Pedregulho", disse Anastácio.
O túnel de transposição de água do Orós para o Lima Campos é da época da construção do primeiro reservatório e, nos últimos 40 anos, vem assegurando a transferência de água entre os dois açudes. Por sua vez, é o Lima Campos que assegura o abastecimento de água da cidade de Icó e de parte do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos. O sistema é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).
O chefe da unidade local administrativa do Dnocs, Francisco Alves de Andrade, visitou o local, fez fotos e comunicou o fato à direção estadual do órgão, em Fortaleza. Havia a expectativa de chegada de operários, na segunda-feira (22), para retirada das pedras e desobstrução do canal, mas até ontem o serviço ainda não havia sido realizado. Temendo a chegada da chuva, foi colocada uma lona no ponto de desmoronamento para evitar novos deslizamentos.
Na semana passada, o diretor geral do Dnocs, Wálter Gomes, visitou o local com quatro engenheiros para verificar a extensão e o impacto do desmoronamento. Segundo ele, providências já estão sendo tomadas e os serviços deverão ocorrer em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário