quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Trocas de siglas na AL visam a cargos e eleição

Deputado Bruno Pedrosa informou, ontem, que troca o PSC por um partido aliado do Governo e que foi sondado por Camilo para comandar a Secult ( Foto: José Leomar )
Só se fala nos bastidores da Assembleia Legislativa cearense das mudanças partidárias que estão sendo negociadas por alguns parlamentares. Ontem, o deputado Bruno Pedrosa, advogado, mandou nota para os jornais dizendo que foi sondado pelo governador Camilo Santana para ser secretário de Cultura e que estava trocando o PSC por um partido aliado do Governo.
Ainda na nota, ele afirmava estar deixando o partido pelo qual se elegeu em razão de o PSC, a partir de agora, vir a ser comandado no Ceará pelo deputado federal Vitor Valim, até então filiado ao PMDB. Valim quer ser candidato a prefeito de Fortaleza e o seu partido não estaria lhe garantindo a legenda.
A vice-governadora, Izolda Cela, também ontem, na visita que fez à Assembleia, confirmava sua saída do PROS para ingressar no PDT, possivelmente na próxima semana, quando haverá um jantar de adesão preparado pelo presidente municipal da sigla pedetista em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio.
"Eu ainda não sentei para discutir a data da ida para o PDT, mas é provável que isso aconteça na próxima semana, no jantar de adesão ao partido", disse a vice-governadora ao Diário do Nordeste. O esposo de Cela, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, segundo ela informou, deve permanecer no Partido dos Trabalhadores. Como não é candidato no pleito de outubro próximo, ele deve apoiar uma candidatura pedetista no Município, no caso, a do deputado Ivo Gomes.
Somente na Assembleia, o PDT deve sair de dois parlamentares para onze. Logo em seguida, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) e o Partido Social Democrático (PSD), que formam um dos blocos de apoio a Camilo Santana, tendem a ser a maior força política na Casa. Roberto Mesquita, hoje no Partido Verde, já tem quase como certa sua ida para a sigla pessedista. Com isso, o bloco passaria para nove membros no Legislativo Estadual, dando apoio ao Governo Camilo Santana.
Diálogos
Outros nomes estudam a possibilidade de ingressar no bloco. Dentre eles estão os deputados peemedebistas Silvana Oliveira e Walter Cavalcante. Enquanto Oliveira procura conversar com suas lideranças religiosas e políticas para saber qual o melhor caminho a ser seguido, Cavalcante tem mais chances de deixar os quadros do PMDB. De acordo com informações, Agenor Neto (PMDB) também chegou a conversar com representantes do bloco, mas as negociações teriam esfriado no decorrer dos diálogos propostos.
Uma das queixas de Neto seria o fato de o bloco fazer parte da base governista de Camilo Santana, enquanto ele é um dos críticos da administração petista no Ceará. Alguns parlamentares também estão sendo cobiçados pelo Partido Progressista, que, no Estado, tem como presidente o ex-deputado federal José Linhares, e como vice-presidente o prefeito de Massapê, Antônio José Albuquerque, filho de Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia e principal articulador do grupo político liderado pelo ex-governador Cid Gomes.
O PP tem namorado alguns parlamentares da Casa Legislativa, como o novato Bruno Pedrosa, hoje no PSC. Ainda não está fechada a ida do deputado para a sigla, mas ele já conversou com o presidente da Assembleia e está decidido a deixar seu partido por conta do ingresso do deputado federal Vitor Valim, que irá presidir a agremiação no Estado e viabilizar sua candidatura a prefeito de Fortaleza.
No comunicado que fez de seu desligamento do PSC, o deputado aparece numa foto entre o governador Camilo Santana e o ex-deputado Vanderlei Pedrosa, pai de Bruno, no gabinete do governador, afirmando ainda ter sido sondado para ser o futuro secretário de Cultura, em lugar do vereador Guilherme Sampaio, que entregara o cargo de secretário na manhã de ontem.
O PP pode ganhar até dois nomes, mas vai perder um. Isso porque Joaquim Noronha deve deixar o partido para ingressar no Partido Republicano Progressista (PRP). O parlamentar está quase fechado com a sigla, como disse a jornalistas, visto que a ele foi prometido o comando do grêmio no Ceará. Noronha prefere não detalhar as negociações feitas, mas nos próximos dias deve confirmar sua ida para a legenda, que até o início do ano tinha como representante a deputada Bethrose, hoje no PMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário