sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dois dias com poucas chuvas

Juazeiro do Norte Pelo segundo dia consecutivo choveu pouco no Estado do Ceará. De acordo com as informações no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas foram registradas precipitações em apenas oito cidades, uma a mais do que o verificado entre as 7 horas de terça-feira e 7 horas de quarta. Os volumes pluviométricos não ultrapassaram a marca de 15 milímetros nesses dois dias.
O município de Abaiara, no Cariri cearense, obteve o melhor índice (10 mm), seguido por Viçosa do Ceará (4.2 mm), na serra da Ibiapaba, e Várzea Alegre (4 mm), também Cariri. Os pluviômetros instalados nas cidades do Sertão Central, Inhamuns, Maciço do Baturité, Litoral de Pecém e de Fortaleza não registraram nenhum volume de chuva. Já no Litoral Norte e na região Jaguaribana, choveu em apenas em uma cidade: Sobral (0.6 mm) e Banabuiú (2.7 mm), respectivamente.
Se somados todos os volumes registrados de terça-feira até ontem, no Estado, o total é de apenas 70.7 milímetros. Segundo os meteorologistas da Funceme, a explicação para a escassez pluviométrica nos últimos dias no Ceará é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado do Ceará no período de fevereiro a maio, da costa norte.
Previsão
Nos próximos dias o quadro não deve sofrer grandes alterações. A previsão para hoje é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. Amanhã a Funceme prevê possibilidade de chuva na faixa litorânea e noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.
Apesar das poucas chuvas dos últimos dias, o volume atual dos 153 açudes monitorados pela Cogerh permanece com 13,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário