sábado, 23 de abril de 2016

Mestre da Cultura, Zulene Galdino, faz ‘vaquinha’ na Câmara do Crato para compra de vestimentas do seu grupo

A mestre da Cultura, Zulene Galdino, chegou a receber
dos vereadores R$ 100, para ajudar na compra de tecidos
para vestimentas do seu grupo. Foto: Elizangela Santos
Cariri. A mestre da Cultura, Zulene Galdino, participou de sessão da Câmara do Crato, onde teve um pequeno espaço, na última segunda-feira, 18, para pedir aos vereadores uma ajuda na compra das vestimentas dos meninos que integram a quadrilha junina que ela coordena.
Uma das defensoras da tradição junina no Cariri cearense, Zulene leva crianças carentes da sua comunidade a participarem e valorizarem a cultura local. Depois da sua fala, ela pediu que não ficasse apenas no papel, e com uma folha de assinaturas, falou com todos os vereadores uma quantia para ajudar na compra dos tecidos. O saldo da quase súplica da mestre da Cultura foi de R$ 100.
“Estou cansada de costurar as roupas dos meninos”, afirmou ela na tribuna. Há três anos que não renova o guarda-roupa dos integrantes do grupo. Zulene defende a forma tradicional das quadrilhas rurais do sertão. A paixão pela cultura vem desde o seu pai, que já realizava o trabalho. Ela se diz que sempre estará desenvolvendo ações em prol da tradição.
Além das quadrilhas juninas, todos os anos a mestre também monta as lapinhas, em dezembro, e já chegou a percorrer diversos municípios com os grupos, em nome do Crato.
Zulene Galdino é reconhecida como mestre da Cultura por lei estadual. (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário