sábado, 23 de julho de 2016

Mandatos consecutivos marcam trajetórias políticas

A maior fonte de pré-candidatos para as eleições deste ano, em Fortaleza, é a Assembleia Legislativa do Ceará, com três nomes cotados ( Foto: JL ROSA )
Entre os que hoje detém mandato de deputado estadual, um deles já ocupou, ao menos interinamente, a prefeitura de Fortaleza. Tin Gomes (PHS) foi vice-prefeito da cidade no segundo mandato de Luizianne Lins, embora os dois então companheiros de chapa tenham rompido por divergências na escolha do presidente da Câmara Municipal.
Há 12 anos na vida pública, antes de ocupar a vice-prefeitura, o humanista foi eleito vereador de Fortaleza em 2004. Na Assembleia, ele foi eleito em 2010 e reeleito em 2014, tendo sido escolhido no atual biênio, vice-presidente da Casa.
Já Heitor Férrer disputou as eleições municipais passadas no município, ficando na terceira colocação no primeiro turno, com quase 21% dos votos válidos, o que representou cerca de 30 mil votos a menos que Roberto Cláudio, quem acabou eleito.
Curiosamente, no ano passado, ambos protagonizaram trocas de partido, com Férrer saindo do PDT para o PSB e o prefeito fortalezense indo do PSB para o PDT. Apesar da derrota naquele pleito, o hoje socialista tem grande êxito no Legislativo.
Ele está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e antes disso, teve quatro mandatos como vereador da Capital. O primeiro mandato dele foi alcançado há 28 anos.
De ascensão meteórica, após liderar um movimento de paralisação de policiais militares e bombeiros entre o fim de 2011 e 2012, Wagner Sousa (PR), ou Capitão Wagner, foi o vereador mais votado em Fortaleza no ano de 2012.
Antes disso, porém, já havia disputado o cargo de deputado estadual, posto que acabou alcançando no ano de 2014, como o mais votado do Ceará. Atualmente, ele é membro da Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa.
Por fim, entre os parlamentares que postulam a prefeitura de Fortaleza, o vereador João Alfredo (PSOL) foi o que conquistou seu primeiro cargo há mais tempo: 30 anos. Com formação em Direito, o pré-candidato começou sua militância como assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 1982.
Ele foi um dos fundadores do PT e pela sigla elegeu-se três vezes (não consecutivas) como deputado estadual (1987-1991/ 1995-1999/2000-2003). Em 2002, ainda filiado ao petismo, João Alfredo elegeu-se deputado federal, mas em 2005 filiou-se ao PSOL.
Pela nova legenda, disputou e não conseguiu à reeleição para a Câmara dos Deputados e nem o cargo de deputado estadual em 2010. Contudo, foi eleito duas vezes como vereador de Fortaleza, em 2008 e 2012.
Militância sindical
Já o pré-candidato do PSTU, Francisco Gonzaga, tem na militância sindical e partidária suas principais atividades políticas. O candidato, no entanto, já disputou eleições, concorrendo a quatro cargos diferentes.
Em 2002, ele disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2010, Gonzaga foi o candidato de seu partido a governador do Estado. Dois anos depois disputou a prefeitura de Fortaleza e em 2014, concorreu como deputado federal. Ele exerce, atualmente, o cargo de presidente estadual do PSTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário