sábado, 27 de agosto de 2016

Teias da juventude e da cidadania

Sobral. Cerca de 75 jovens em situação de risco estão sendo atendidos pelo Projeto Geração da Paz, neste Município, mantido pelo Instituto Teias da Juventude. A entidade, que é de direito privado e autônoma, tem-se destacado ao facilitar políticas públicas nos setores essenciais, como educação e saúde, para moças e rapazes de famílias de baixa renda.
O Instituto, além do Projeto Geração da Paz, realiza ainda os projetos 'Vida nas Teias da Cultura', que atende 180 jovens nos bairros Terrenos Novos, Vila União, Residencial Nova Caiçara, Sumaré, Dom José e Padre Palhano com atividades duas vezes por semana, além das oficinas socioeducativas; e o Projeto Vida Que Te Quero Viva, que tem como foco a base territorial, a defesa dos direitos humanos e o protagonismo juvenil.
As atividades envolvem jovens entre 12 e 25 anos, com roda de diálogos, oficinas socioeducativas, acolhimento, visita domiciliar, fórum de articulação intersetorial, e participação em conselhos de controle social e de defesa de direitos.
As ações contam com metodologias diversificadas, mas sempre com o espírito de elevar a autoestima e apresentar exemplos de superação. Na verdade, esses casos são de fácil identificação por parte do grupo atendido.
Superação
Acomodados na sala de reuniões do pequeno espaço alugado no Bairro Terrenos Novos, os jovens se reuniram, na semana passada, para mais um dia de orientação e importantes decisões. Depois de diversas deliberações sobre ações a serem realizadas ao longo da semana, os participantes receberam o atleta de MMA Márcio Bruno, ou melhor, 'Márcio Tsunami'. O atleta, de 29 anos, tem um histórico de lutas invejável. A carreira, iniciada no Jiu-Jitsu aos 15 anos de idade, com passagens pelo Muay-Tay até chegar ao octógono para fazer fama, derrubando adversários em poucos minutos, o que fez valer o nome de guerra, trouxe muito mais vitórias que derrotas, segundo ele.
A vida para Márcio, segundo ele, sempre foi de superação. Daí o convite para a palestra e o desafio de vencer o nervosismo, diante de tantos olhos de admiração e curiosidade. Morador da Cohab III, um dos bairros mais populosos e de acentuado risco da periferia de Sobral, o atleta buscou forças no Jiu-Jitsu, ainda adolescente, para proteger sua mãe, que sofria constantes agressões físicas e psicológicas por parte do pai. Mas, aos poucos, o desejo de vingança, posto em prática em casa, quando necessário, o deixou seguro, mas fez refletir sobre como realmente usar toda aquela energia para algo mais edificante.
Márcio assimilou toda a disciplina e respeito que o esporte representa e passou a querer muito mais; até se sentir seguro para buscar novos desafios na carreira, em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O início difícil, logo com a chegada na primeira cidade, apenas com o dinheiro da passagem, além dos momentos de fome e frio, ao longo de sua jornada, o fizeram depositar sua força nas lutas.
Hoje, o atleta retorna para o bairro de onde saiu para abrir sua própria academia e dar outro destino a jovens como ele. "Eu acho que o esporte salvou a minha vida, e é sobre isso que eu venho falar. Se servir de inspiração para alguns, eu vou me sentir ainda mais vitorioso", disse, com um brilho de desafio no olhar".
Modelo
As histórias de 'Márcio Tsunami', também mostradas em vídeo, incentivaram mais ainda jovens como João Leonardo Costa, de 15 anos, a continuar sua luta. O jovem não pratica nenhum esporte mas abraçou a causa social no Bairro Terrenos Novos, com o desejo de resgatar meninos, como ele, que convivem com situações de risco em seu cotidiano, na Nova Caiçara, comunidade também marcada pelo histórico de violência.
Ajuda
João Leonardo é agente juvenil do projeto nos bairros Terrenos Novos, Dom José, e Novo Recanto, exercendo atividades culturais, esporte e qualificação profissional, "Eu acho interessante quando ajudamos os jovens a ocuparem os espaços públicos e a terem consciência de seus direitos", disse
O Projeto Geração da Paz , ao qual João Leonardo participa, é uma das iniciativas do Instituto que colabora na construção de projetos de vida, focando nos adolescentes e jovens além de suas famílias por meio de atividades que auxiliam no acesso à políticas públicas das esferas governamentais de saúde, educação, cultura, meio ambiente e assistência social, contando com a participação dos jovens como instrumento de transformação deles e de suas comunidades.
ENQUETE
O que o projeto representa ?
"Sou músico, e estou há quatro meses no Projeto Vida Nas Teias da Cultura ajudando as comunidades do Sumaré, Dom José e Padre Palhano. O trabalho facilita na construção de novos projetos de vida "
Gerson Lima Sousa
Agente cultural
"Eu tenho 15 anos e acredito que realmente um jovem falando para outro jovem ajuda a despertar o protagonismo. Faço parte de um dos projetos há quase três anos. Tem sido bastante gratificante"
Francisca Sabrino do Nascimento
Agente Juvenil
Mais informações:
Instituto Teias da Juventude
Sobral-CE
Contato: (88) 9 9916-0091

Nenhum comentário:

Postar um comentário