quarta-feira, 31 de agosto de 2016

TRE-CE faz reunião sobre segurança

O Tribunal e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará definiram ações conjuntas entre as instituições, nas eleições deste ano ( Foto: Eduardo Queiroz )
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS-CE) fizeram uma audiência, no fim da tarde de ontem, para definir as primeiras ações conjuntas entre as duas instituições, nas eleições para prefeito e vereador, nos 184 municípios cearenses.
O titular da SSPDS, Delci Teixeira, colocou à disposição da Corte um avião para que juízes e servidores do Tribunal possam realizar diligências no Interior do Estado, visando a fiscalização de irregularidades no processo eleitoral. O secretário também anunciou que a Pasta vai apresentar, no dia 20 de setembro, um plano de segurança detalhado para os dias de votação: 2 de outubro, no primeiro turno, e 30 de outubro, para o caso de haver segundo turno. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia podem ter a disputa estendida, por serem municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar.
De acordo com Teixeira, "nós estivemos hoje (ontem) de manhã reunidos traçando esses planos de como vamos fazer e viemos nos colocar à disposição do presidente do TRE. Já temos planos elaborados em eleições anteriores e faremos uma adaptação deles para este ano".
O secretário também relatou, em entrevista ao Diário do Nordeste, após a reunião, que autoridades policiais no Ceará já estão reforçando a fiscalização de abusos eleitorais. "Muitas vezes, principalmente, no Interior, você vê deslocamentos irregulares de eleitores e aí há um trabalho das Polícias Civil e Militar para coibir isso. Mas eu acredito que quando chegar mesmo o dia é que nosso trabalho irá ser redobrado. Alguns candidatos tendem a exagerar em algumas ações, por isso, é importante essa aproximação com o Tribunal Regional Eleitoral, exatamente para que nosso trabalho não seja questionado a posteriori", disse.
Núcleo
O presidente do TRE-CE, Abelardo Benevides Moraes, informou ainda que já a partir da próxima semana funcionará, na sede do Tribunal, uma espécie de núcleo de segurança, com a presença de representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil do Ceará, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal para auxiliar no combate aos crimes eleitorais. Além disso, o presidente da Comissão de Segurança do TRE-CE, Mauro Liberato, fará articulação direta entre o órgão e as autoridades de segurança do Estado.
Ainda segundo o presidente do Tribunal, três mil cartilhas foram distribuídas a policiais civis e militares com orientações sobre como os profissionais devem atuar no combate às irregularidades no período eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário