domingo, 30 de outubro de 2016

Controladoria afasta quatro policiais militares por abusos no 1º turno das eleições

Em comunicado oficial, a CGD informou que as denúncias ainda em aberto também poderão levar a novos afastamentos ( Foto: Kiko Silva )
Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará (CGD) afastou quatro policiais militares por abusos cometidos durante o 1º turno das eleições, no último dia 2 de outubro. 
A decisão foi tomada após a abertura oficial de 15 procedimentos pelo orgão, instaurados para apurar as denúncias recebidas. 
Segundo a CGD, "a maioria dos casos está em processo de investigação, com a colhida de depoimentos e análise de evidências". Nas análises dos agentes da controladoria são usados áudios e filmagens, em especial vídeos feitos por celulares.
Parte dos casos já foram concluídos e geraram o afastamento dos quatro policiais. Os nomes não foram divulgados. Eles serão submetidos a conselhos de disciplina e podem ser expulsos da corporação.
Em comunicado oficial, a CGD informou que as denúncias ainda em aberto também poderão levar a novos afastamentos.
A Controladoria destacou ainda que irá reforçar a atuação no pleito deste domingo (30) em Fortaleza e Caucaia.
Agressão a Inácio Arruda
A CGD não esclareceu quais casos foram investigados. Entretato, o Governo do Estado do Ceará determinou, um dia após o 1º turno, que o órgão investigasse o episódio em que o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, além da esposa dele e três filhos, sofreram agressões e acusações de policiais.
No dia do pleito, o ex-senador foi com a família à sede da Polícia Federal (PF) para prestar esclarecimentos. Ele  estava a camisa rasgada e com manchas de sangue. A confusão teria iniciado porque os policiais teriam identificado a prática de boca de urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário