segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PDT consolida-se com o maior número de prefeituras no CE


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) consolidou-se como o maior partido do Ceará após a reeleição de Roberto Claudio para Prefeitura de Fortaleza. Agora, o partido terá 52 prefeituras, o que significa um crescimento de 477% em relação às Eleições Municipais de 2012, quando o PDT conquistou 9 prefeituras. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além da Capital, o PDT chefiará cidades importantes como Sobral, Santa Quitéria, Tianguá, Ubajara, Acaraú, Camocim e Iguatu. Em 2016, o partido teve 93 candidaturas, conquistando 55% delas.
O resultado do PDT no Ceará é segundo maior do partido no País em 2016, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul, que conquistou 78 prefeituras para a sigla. No total, o partido conquistou 337 prefeituras e recebeu 8.034.144 votos. Os dados mostram ainda que a sigla teve crescimento de 9.77% em comparação a 2012 e governará 8.694.294 eleitores no Brasil.
Em 2012, o principal partido era o Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla que abrigava, além de Roberto Claudio, nomes com Cid e Ciro Gomes. Na época, a sigla contava com 40 prefeitos no Ceará. Já em segundo, estava o Partido dos Trabalhadores (PT), com 26 prefeituras, seguido de PMDB (21), PSD (28) e PSDB (13).
Avaliação
O presidente do Diretório Estadual, deputado federal André Figueiredo, avalia a conquista do partido. "Conseguimos êxito em todas as regiões cearenses, com 52 conquistas. É a aprovação de um trabalho voltado para o desenvolvimento social associado ao econômico", disse.
Sobre a importância de Fortaleza para o PDT, ele valorizou o trabalho do prefeito. "Com competência e sensibilidade, Roberto Cláudio mudou a realidade da cidade. Nesse segundo mandato, conseguiremos superar ainda mais obstáculos para garantir um futuro ainda melhor para a população", afirmou.
Siglas com novos representantes
PMDB, PSDB, PP, PR estão entre os partidos que conseguiram eleger novos representantes.
 

Partidos em queda
Em 2012, o PSB liderava com 40 prefeituras, mas, com a saída de vários prefeitos, incluindo Roberto Claudio, a sigla caiu 11 colocações no ranking dos partidos com maior número de representantes.
Outro partido que perdeu representantes foi o PT. Nas últimas eleições municipais, o partido da então presidente Dilma Rousseff, que tinha 26 prefeituras, agora tem apenas 15, ficando em 5º no ranking. O PSD foi outro partido que perdeu um grande número de prefeitos: saiu de 28 para 18 em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário