sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Educação: Pacajus recebe nova escola de Ensino Médio



A inauguração aconteceu no início da noite desta quinta-feira (26) com a presença do governador Camilo Santana

20170126154917  MG 3367 web“A juventude de Pacajus ganha hoje um grande presente com a entrega dessa escola de Ensino Médio. Aqui, faremos bom proveito de cada espaço. Ver o Governo do Ceará se preocupar com o ensino dos cearenses dá orgulho de ser dessa terra”, afirmou o estudante Mikael Araripe, de 19 anos, durante a inauguração da Escola de Ensino Médio Dione Maria Bezerra Pessoa, em Pacajus, nesta quinta-feira (26). O evento contou com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Educação, Idilvan Alencar.

"Estamos aqui entregando um equipamento que eu considero o mais importante para qualquer gestão, que é o investimento em educação. Investimos quase R$ 4,5 milhões em parceria com o Governo Federal. É uma escola que não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. E é isso que o Ceará tem procurado fazer, dar uma demonstração de que através de políticas públicas continuadas, de parcerias com os municípios, com professores, pais, a gente pode sim construir resultados importantes que o Ceará tem divulgado para o Brasil inteiro. O Ceará tem sido destaque no Ensino Fundamental, com as melhores escolas do país, tem tido resultados importantes no Enem e é destaque com o número de escolas profissionalizantes. Agora nós estamos ampliando a educação com a escola de tempo integral", disse o governador Camilo Santana.

20170126183306  MG 3739 webCom a nova estrutura, estudantes e profissionais terão um espaço adequado para o ensino e a aprendizagem. São oito salas de aula com capacidade para atender até 1.080 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite), laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, salas para o Grêmio Estudantil e de vídeo, além da biblioteca. Para incentivar a cultura e o esporte, o prédio contará ainda com anfiteatro e o Ginásio Poliesportivo Luiz Gonzaga de Menezes. Para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino, foram investidos R$ 4,4 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, agradeceu pela atenção do chefe do Executivo dada à educação. "Quero dizer da minha alegria de estar nesse evento, pois estive aqui há algum tempo atrás escolhendo o terreno dela. Era um desejo antigo da comunidade, é a escola que Pacajus merece. Quero agradecer o nosso governador Camilo Santana por tudo o que ele tem feito para a educação do nosso Estado. Estou na frente da pasta há oito meses e percebo o carinho, a atenção, prioridade que ele dá para a educação. O meu obrigado em nome de todos os educadores do Ceará", disse.

De acordo com o diretor da unidade, o professor Luciano Nogueira, Pacajus recebe a melhor estrutura escolar da região. "Recebemos hoje a melhor estrutura escolar da região, que carecia de unidades de ensino para atender a demanda da população. Aliado a isso, teremos um trabalho pedagógico consistente que só vai melhorar os resultados, como já vemos nas avaliações externas", enfatiza.

20170126154950  MG 3371 webA estudante Helena Braga, de 18 anos, que cursa o 3º ano, diz que tem muito o que aprender no novo espaço escolar. "Essa estrutura é completamente diferente do que tínhamos à disposição, com novos laboratórios e equipamentos. Tenho certeza de que vamos explorar bastante e aprender muito com os profissionais desta escola. Fico feliz em fazer parte da primeira turma desta nova unidade", conclui.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A nova unidade ofertará também, no turno da noite, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. A ação é destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam para concluir o ensino médio, visando a uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Com a medida, os educandos terão a possibilidade de obter duas certificações: nível médio e qualificação profissional. A proposta foi iniciada em 2016 nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, 9 e 16 e começa a ser ampliada em 2017.

20170126152802  MG 3319 webEscola de Tempo Integral

Atualmente, no Ceará, 448 mil estudantes estão matriculados em 710 escolas de Ensino Médio regular, dos quais 187 são de tempo integral. Com isso, o Estado tem uma escola em tempo integral para cada quatro escolas da rede pública estadual.

"Não tínhamos nenhuma escola de Ensino Médio de tempo integral. Em 2015 começamos com as primeiras 26 e agora já são 71 e vamos continuar ampliando porque acho que é o grande futuro, é uma forma de garantir oportunidades para o nosso jovem, de proteger o nosso jovem. Às vezes a gente fala tanto em violência e segurança, e nós precisamos trabalhar a questão da prevenção. Não há nada mais importante que garantir que o nosso jovem possa passar o dia na escola, com a oportunidade de fazer um curso profissionalizante, de informática, de línguas, de praticar esporte, de fazer teatro. E é isso que estamos contruindo para os jovens cearenses", concluiu o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário