quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mais de 2 mil pessoas participam da tradicional festa da Baixa Rasa, em Crato

Com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato, aconteceu nesta quarta-feira, 25, a 103° edição da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa. A tradicional cavalgada em comemoração à fé do vaqueiro que perdeu-se na Serra do Araripe, e ali foi enterrado, reuniu mais de 500 cavaleiros e, ao todo, cerca 2 mil fiéis e simpatizantes, segundo a organização da festa. Para acontecer, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, IBAMA, DEMUTRAM, Polícia Militar e as guardas Municipal e Florestal.
A concentração da Festa da Santa Cruz da Baixa aconteceu pela manhã, como de costume, em frente à capela do Lameiro. De lá, os fiéis de carro, a pé e a cavalo percorreram 6km de subida asfaltada e outros 3km por dentro da Floresta do Araripe, onde o trajeto, com exceção dos cavaleiros, foi feito a pé. O cortejo contou com grande número de cavaleiros, e esteve representando o poder público municipal os secretários de Cultura, Wilton Dedê, de Administração, Luís Carlos Saraiva, Meio Ambiente, Brito Junior, Agricultura, Zilcelio Alves, e o secretário adjunto da chefia de Gabinete, Felipe Correia.
Para um dos principais organizadores da festa, Wilson do Rosto, a festa é uma grande data para a cultura cratense. “Eu amo essa cidade e a gente faz essa festa por amor. Isso não pode acabar nunca”, disse ele. Segundo o secretário de Cultura do Município do Crato, comemorações tradicionais como a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa precisam ser preservadas, “a festa já está carimbada no imaginário popular e enriquece a identidade cultural da região”, disse ele.
Após a tradicional missa em homenagem a fé do vaqueiro que morreu de sede e fome na Serra do Araripe, se apresentaram na Baixa Rasa os grupos de cultura de tradição popular Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a Lapinha da Mestra Zulene Galdino, a Quadrilha Arraiá dos Nordestinos e o Coco da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário