sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Câmara do Crato vai homenagear mulheres cratenses

A Câmara de Vereadores do Crato recebe indicações dos parlamentares para reconhecer o trabalho de mulheres cratenses que combatem as violências doméstica e de gênero, cujos números são expressivos no Cariri, bem como aquelas que atuam na defesa e promoção das mulheres e dos direitos humanos.
Cada vereador pode indicar duas mulheres até as últimas sessões de fevereiro que, devido ao Carnaval, serão realizadas na próxima semana. A homenagem é feita anualmente e será entregue em sessão solene próxima ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Para indicar até duas mulheres, o vereador precisa entrar com requerimento na Secretaria da Câmara. No documento, deve indicar o nome e apresentar justificativa para sua indicação, apresentando aspectos do trabalho desempenhado pela homenageada.
Violência contra a mulher
A região do Cariri, notadamente a cidade do Crato, tem registrado números preocupantes de violência doméstica e de gênero contra mulheres. A cidade do Crato lidera outros municípios da região nesse tipo de violência, conforme dados do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, mantido pela Universidade Regional do Cariri (Urca).
Segundo os dados apresentados pelo observatório, foram notificados 1.372 casos de violência de gênero na região do Cariri cearense, na qual a cidade do Crato lidera com 9,16 notificações para cada mil mulheres. A coleta é feita por bolsistas de Direito da URCA a partir de boletins de ocorrência, notificações e prontuários médicos. Esse número pode ser ainda maior, visto que muitas mulheres ainda não denunciam seus agressores.
A violência, por outro lado, fez com que mulheres cratenses empreendessem esforços para coibir tais práticas. Com esta perspectiva surgiram o Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense e o Fórum de Mulheres da Região do Cariri e Centro Sul, nas quais mulheres se destacam pela dedicação e empenho na elaboração de políticas públicas e na busca pela elucidação de crimes.

O reconhecimento do Poder Legislativo cratense às mulheres que se destacarem por essa luta é uma forma de incentivar o trabalho voluntário e de apoiar a busca por uma sociedade com igualdade de gênero e sem preconceito.
Fotos: Jota Lopes - Agência Cariri Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário