terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Chove em todas as regiões do Estado pelo 4º dia seguido; Cariri registra maiores volumes

Juazeiro do Norte registrou maior volume das últimas 24 horas no Ceará (Foto André Costa)
A chuva chegou a Juazeiro do Norte por volta das 22 horas da segunda-feira (20) e se estendeu por toda madrugada. O volume de 73 milímetros contabilizado durante quase cinco horas de precipitações foi o maior dentre as cidades cearenses banhadas pela chuva nas últimas 24 horas. Foram pelo menos 90 municípios, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Cariri foi a região com os maiores índices pluviométricos. Além de Juazeiro, figuram no ranking o município de Barro (71 mm); Milagres (60 mm) e Missão Velha (59 mm). Ainda conforme o órgão, pelo quarto dia consecutivo choveu em pelo menos uma cidade de cada região do Estado.
LEIA MAIS
Algumas ruas de Juazeiro ficaram alagadas no início da manhã desta terça (Foto André Costa)
Na serra da Ibiapaba, o destaque foi a cidade de Pacujá (41 mm). Já na região Jaguaribana, o maior volume foi registrado em Morada Nova (25 mm). Na área litorânea, Fortaleza se destacou com volume de 18 milímetros. No Sertão Central, Quixadá liderou com 40 mm e, no Maciço de Baturité, a cidade de Redenção (3.2 mm) foi a única banhada pela chuva nas últimas horas.
Com as precipitações dos últimos dias, o órgão já contabiliza o acumulado de 142.5 milímetros, o que representa desvio positivo de 20.1% se comparado a média histórica para o mês de fevereiro, que é de 118.6. Segundo a Funceme, a previsão para hoje é nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado.
Prognóstico para o trimestre
Durante reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH), realizada em Fortaleza na manhã desta terça, o presidente da Funceme, Eduardo Martins, fará a divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre março-abril-maio no Estado. Ele vai apresentar as probabilidades para cada uma das categorias (abaixo da média, em torno da média e acima da média) referentes ao acumulado de precipitações no trimestre em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário