domingo, 26 de fevereiro de 2017

Confira o que abre e fecha no período de Carnaval

Durante os quatro dias de folia, o consumidor que precisar usufruir de algum serviço deve ficar atento aos horários provisórios de atendimento
Estabelecimentos comerciais de Fortaleza vão alterar os horários de funcionamento por ocasião do período de Carnaval. Durante os quatro dias de folia, o consumidor que precisar usufruir de algum serviço deve ficar atento aos horários provisórios de atendimento. 
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências estarão fechadas para o público na segunda (27) e terça-feira (28) de Carnaval. O serviço é restabelecido na quarta-feira de cinzas a partir do meio-dia. Enquanto isso, os clientes podem utilizar os canais eletrônicos dos bancos ou correspondes para fazer o pagamento de contas. 
Unidades de Saúde
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) vai funcionar em esquema especial. Neste sábado (25), os atendimentos na sede acontecem de 8h às 16h. Os outros três dias (domingo a terça-feira) o atendimento é transferido para o evento Renascer com início às 9h e término às 17h. A unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF) funciona de 13h às 17h30  entre sábado e terça-feira. De acordo com a assessoria do órgão, o serviço volta ao normal na quarta-feira de cinzas (1º) de 12h às 18h30. 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza informa que, nos quatro dias de festa, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu funcionarão em regime de plantão 24 horas. Postos de Saúde, CAPS e Policlínica do Jangurussu estarão fechados no feriado. Ainda segundo a SMS, dois Postos Médicos Avançados (PMAs) localizados no Aterrinho da Praia de Iracema e Avenida Domingos Olímpio, respectivamente, prestarão atendimentos. 
Energia
Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial com equipes de plantão em todo o Estado para realização de atendimentos emergenciais. São 335 viaturas e 674 profissionais, dentre operadores de sistemas de subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros. As lojas de atendimento que estarão fechadas durante o Carnaval abrem somente na quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia. A companhia lembra ainda que as lojas que funcionam apenas no turno manhã serão reabertas na quinta-feira (02). 
Água
Para os clientes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que necessitarem de atendimento durante o Carnaval devem ligar para a Central de Atendimento no telefone 0800 275 0195. As lojas de atendimento não irão abrir e o atendimento será retomado a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas. 
Postos de gasolina
De acordo com Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais do Estado do Ceará (Sindipostos) os atendimentos nos postos de combustíveis ocorrerão normalmente no período. 
Supermercados
Todos os supermercados da Capital funcionarão em todos os dias nos horários convencionais conforme informações da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e confirmadas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza/CE (SECVGAF).
Shoppings
A Ancar Invanhoe, administradora do North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping estabeleceu horários padrões para os quatro estabelecimentos. Nos dias 26, 27 e 28 deste mês, lojas e quiosques estarão fechados. Já as praças de alimentação e lazer funcionam de 11h às 22h. Na quarta-feira de cinzas os shoppings abrem as portas ao meio-dia e fecham às 22h, como de costume. 
No Shopping Iguatemi, os serviços têm horários diversos. Neste sábado (25) há um funcionamento normal de todas as lojas. Entre domingo e terça-feira de carnaval, operam apenas a praça de alimentação, o cinema e o supermercado Extra no horário de 10h às 22h. Após a folia, o shopping abre na quarta-feira de cinzas às 10h, para alimentação e lazer, e 12h, para os demais serviços. 
O Shopping Aldeota também funciona normalmente no sábado. Domingo, segunda e terça-feira lojas fecham. Nesse período estarão abertas ao público somente a praça de alimentação, cinema, lojas americanas e pão de açúcar. Na quarta-feira de cinzas, o shopping abre ao meio-dia. Situação semelhante no Shopping Parangaba que fecha lojas e quiosques entre domingo e terça-feira. Praça de alimentação e áreas de lazer estarão funcionando no período.
Comércio de rua
Decisão conjunta do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) e Sindicato do Comerciário através de convenção coletiva de trabalho determinou que as lojas de rua do Centro de Fortaleza funcionem normalmente até sábado (25). As atividades retornam na quarta-feira de cinzas a partir do meio-dia. 
Ceasa
 
A Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), em Maracanaú, não funcionará na terça- feira (27). Porém, nos demais dias do feriadão o entreposto estará funcionando normalmente.  O mesmo vale para a Ceasa Cariri, em Barbalha. Já a Ceasa Ibiapaba, em Tianguá, funcionará normalmente durante o feriado de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário