blog

blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Pequenos produtores buscam revitalizar horta hidropônica em Quixadá

Quixadá
Dois pequenos empreendedores rurais, Francisco Richard da Silva e Davi de Sousa Freitas estão a procura de parceiros para revitalizarem uma horta hidropônica instalada no distrito de Juatama, onde eles moram na zona rural de Quixadá. A unidade tem capacidade para produzir até 12 mil verduras e hortaliças a cada ciclo. Mas por falta de apoio eles foram obrigados a paralisar a produção.
Richard e Davi até fundaram a Associação dos Produtores Hidropônicos de Juatama. Além de renda para eles empregavam outros dois moradores da comunidade situada ao lado da usina de biocombustível da Petrobras. Sem habilidade em negócios a produção começou a encalhar e as contas e as dívidas começaram a pegar. Para evitarem desperdícios resolveram parar.
Conforme os empreendedores, o projeto, nos moldes dos quintais produtivos, foi implantado na comunidade rural havia 3 anos. Um ano depois passou a enfrentar problemas, apesar de ter produzido mais de 10 mil unidades de alface por mês. Os investimentos, de R$ 200 mil, foram disponibilizados através de um dos programas sociais da Petrobras Biocombustíveis.
Além de garantir renda, eles também davam aulas de campo para os estudantes da escola local. Na visita à horta especial a dupla incentivava as crianças a se dedicarem à produção no campo. Também ensinavam a importância da produção e consumo de alimentos naturaisorgânicos, sem a utilização de agrotóxicos.
Para revitalizar a horta, pretendem convencer proprietários de mercadinhos e supermercados de Quixadá e de Quixeramobim a custearem o empreendimento. A ideia é convencer os comerciantes a apanharem as produções no quintal da Associação. Com a eliminação do frete o preço terá redução. Na proposta também está o retorno das aulas de campo para os estudantes da escola da comunidade. Havia visita todas as semanas, antes da crise chegar e inviabilizar as produções de alfacecebolinha e coentro.
Outra opção é a formação de convênio com Prefeitura de Quixadá. A produção pode ser destinada à merenda das escolas do Município. Na contrapartida, a prefeitura compra as verduras e hortaliças e disponibiliza técnicos agrícolas para auxiliarem no desenvolvimento da horta.
Associação dos Produtores Hidropônicos de Juatama
Vila do Distrito de Juatama – Quixadá
Fone: (88) 9 9755 1323
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário