sábado, 18 de fevereiro de 2017

Secretaria de Cultura realiza reunião com artistas visuais

Ainda trabalhando a reativação do Conselho Municipal, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, realizou mais uma reunião com representantes de segmentos  artísticos.Nesta sexta-feira, 17, o encontro realizado com artistas visuais trouxe uma série de discussões a respeito das possibilidades de se trabalhar esse segmento nos equipamentos públicos existentes e que estão passando por reformas, como o prédio da antiga Estação Ferroviária, o Núcleo Marcos Jussier e as dependências do Teatro Marquise Branca.
Além de se trabalhar com exposições, a Secretaria de Cultura pretende criar nas imediações da Praça Leandro Bezerra de Menezes, conhecida também como Praça dos Ourives, um corredor cultural. Para isso, tem-se como projeto a readequação do prédio onde existiu o antigo Sandu para que ele funcione como uma espécie de oficina, onde artistas possam produzir suas obras em locais adequados.
A partir disso, abre-se a possibilidade de se criar um passeio cultural naquelas imediações. Uma área de fruição artística entres os espaços públicos da SECULT, interligados por uma agenda cultural permanente e que possibilite livre circulação para artistas e o público em geral.
De acordo com o Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, para que esses projetos ganhem força é necessário que o Conselho Municipal de Cultura tenha um representante atuante, que possa contribuir com ideias e ações juntas à SECULT Juazeiro. “Estamos realizando essas reuniões setoriais com todos os setores para demonstrar a importância da reativação desse Conselho e é muito importante que os artistas visuais tenham uma boa representação”, ressalta Alemberg.
Ainda segundo o Secretário, nesse momento, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte tem buscado uma aproximação mais efetiva com a Secretaria do Estado. “A partir das conversas que estamos tendo, aos poucos vamos retirando Juazeiro do Norte do isolamento que ela estava”, comenta Alemberg Quindins, que participou ultimamente de uma série de reuniões com o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, e a articuladora regional de Cultura, Dane de Jade, futura coordenadora do Escritório Regional da SECULT na Região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário