quarta-feira, 29 de março de 2017

TCM continua fiscalização de prefeituras com veículos emprestados pelo Ministério Público

Após quase três semanas de paralisação equipes de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) retornam ao Interior do Ceará para darem continuidade à operação especial de acompanhamento das emissões de decretos de emergência em prefeituras. Conforme o TCM, a atividade estava suspensa desde o dia 10 de março. O motivo foi a redução do orçamento do órgão em R$ 20 milhões, adotada pelo governo do Estado.
De acordo com o TCM o corte compromete ações de fiscalização, tendo em vista que o custeio em geral, incluindo manutenção de carros, combustível e diversas outras despesas de manutenção foi reduzido em 56% em relação a 2016. A operação só foi retomada porque o TCM firmou parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que está cedendo veículos para transporte dos fiscais.
Nesta fase da operação estão sendo fiscalizados os municípios de Boa ViagemJijoca de Jericoacoara e Potengi. Os relatórios técnicos são disponibilizados ao Ministério Público para possam servir de embasamento aos promotores de Justiça para a atuação deste órgão, tanto no aspecto de improbidade administrativa como da responsabilidade penal.
No caso de Boa Viagem, diante da decretação emergencial a prefeita Aline Vieira cancelou o carnaval popular, embora fosse importante para a economia do Município. Ela preferiu não arriscar e suspendeu a festa. O gasto total seria de R$ 37 mil, um dos mais baixos do Estado, entretanto, o Município havia decretado estado de emergência financeira.
Conforme o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, as inspeções atuais dão continuidade à operação especial iniciada em janeiro nas prefeituras, sobre os atos de gestão, como dispensas de licitação, decorrentes da decretação de emergência ou calamidade pública. Até o momento foram compartilhados com o MPCE relatórios técnicos das inspeções realizadas em 36 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário