segunda-feira, 22 de maio de 2017

Detran vistoria transporte escolar em Sobral

transporteescolar
Sobral. Para garantir a segurança no transporte escolar que cobre toda a rede pública municipal de ensino de Sobral, no Norte do Estado, a Secretaria da Educação, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou, nesse fim de semana, mais uma etapa do primeiro recadastramento deste ano, tanto dos veículos, quanto dos motoristas que atuam nas rotas dos distritos do município. A medida pretende alcançar cerca de 140 desses condutores cadastrados para o serviço, até o final do mês de maio.
Iniciada no dia 6 deste mês, a avaliação já atendeu aos motoristas que fazem as rotas dos distritos de Aprazível, Aracatiaçu, Baracho e Bilheira; no dia 13 de maio foi a vez dos veículos e motoristas das rotas do Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras e Jordão; nessa terceira etapa, entraram na lista os motoristas e veículos das rotas de Patos, Patriarca, Rafael Arruda, Taperuaba e Torto.
Segurança
A meta da vistoria é verificar as condições de circulação e estado de conservação do veículo e dos equipamentos obrigatórios, seguindo as normas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Código Brasileiro de Trânsito, para o tráfego e condução de estudantes. Os veículos, alugados, que fazem o transporte escolar na Zona Rural de Sobral são os do tipo ônibus, micro-ônibus, vans e as "kombis".
Ao longo do trabalho são observados vários aspectos, como a documentação do veículo e do motorista, como estão funcionando os sistemas de direção, de câmbio, de motor, de freios, de suspensão, elétrico, de carroceria, a qualidade dos pneus, e itens obrigatórios e de segurança como cintos, extintores de incêndio e tacógrafo, equipamento que regula a velocidade do veículo.
Notificação
A avaliação também observa higiene, conforto e aparência do veículo. O trabalho é feito por mecânicos e motoristas experientes da Coordenação de Transportes. Após a vistoria, caso o veículo tenha sido reprovado em algum dos itens exigidos, é elaborado um relatório, encaminhado posteriormente ao Ministério Público, para que acione a Prefeitura, que deve regularizar o mais rápido possível, a situação. A inspeção leva poucos minutos e o motorista é logo alertado, das condições observadas e quanto às medidas a serem tomadas para se evitar futuras infrações.
Infração
De acordo com a avaliação feita pela equipe do Detran, em Sobral, poucos foram os veículos que passaram pela vistoria sem apresentar algum tipo de irregularidade. Segundo Gilson Pinheiro Gurgel, agente de trânsito e transporte do Detran, "poucos foram aprovados. A maioria, por não apresentar a documentação completa e comprobatória do curso, exigida para exercer a função. Ainda não temos números, porque toda a situação observada aqui, será analisada, posteriormente, no sistema que mostra o perfil funcional de cada condutor e de seu veículo. Após serem processadas, essas informações, é que saberemos como atender cada caso", informou. O motorista Márcio Ataíde Brito, que faz a rota das localidades de Torres e Beira do Rio, comemora a situação de regularidade, após a vistoria. " Esse trabalho de avaliação é importante, tanto para minha segurança, quanto para a dos estudantes que eu conduzo todos os dias. Com esse resultado positivo, começo a semana satisfeito por estar em situação favorável a exercer meu trabalho", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário