quarta-feira, 17 de maio de 2017

Juazeiro do Norte imuniza apenas 40% do público alvo contra a influenza

Juazeiro do Norte. Realizado no último sábado (13), o dia D de Vacinação contra a Influenza ficou distante de atingir a meta estipulada pelo Município, que era imunizar cerca de 60 mil pessoas. Apenas 16% do público que faz parte do grupo prioritário (pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, puérperas, gestantes, professores da rede pública e privada, e pessoas com doenças crônicas) se vacinaram no sábado.
Somado aos 25% que já tinham tomado a vacina entre os dias 19 abril a 12 maio, o total de juazeirenses imunizados dentro do grupo prioritário chegou a apenas 41%, o que representa pouco mais de 26 mil pessoas. De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Márcia Rejane, é importante que a comunidade tenha consciência da importância da vacina contra a Influenza, que imuniza contra três vírus diferentes (H1N1, H3N2 e Influenza).
“Esse vírus é de fácil transmissão, sobretudo entre as pessoas do grupo prioritário. Por isso a importância de se vacinar. Há, por parte de algumas pessoas, o receio de que ao tomar a vacina eles vão gripar. Isso não é regra, mas caso aconteça, é uma gripe de menor intensidade e a vacina impede justamente que futuras gripes se desenvolvam para uma pneumonia. Portanto, é importante destacar que a campanha é segura e já ocorre há 19 anos”, explica a coordenadora.
Ainda conforme Rejane, todas as Unidades Básicas de Saúde, e as salas de vacina do Hospital Infantil Maria Amélia, Policlínica Tasso Jereissati e Centro de Dermatologia, dispõem de vacinas. “Somente com a população buscando os Postos de Atendimento, será possível ter mais pessoas protegidas contra a doença, o que garante mais saúde e qualidade de vida”, acrescenta. A Campanha continua até o dia 26 de maio, após essa data, a população não disporá mais da vacina. “Só recebemos uma vez por ano, por isso faço o apelo para que as pessoas busquem as unidades de saúde o quanto antes”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário