segunda-feira, 15 de maio de 2017

Metrofor: Governo do Ceará entrega 19ª estação da Linha Sul


170515_METRO_ESTACAO_JK_ARI9047_web.jpgUm novo caminho do Metrô de Fortaleza foi inaugurado pelo Governo do Ceará. Nesta segunda-feira (15), o governador Camilo Santana formalizou o início de funcionamento da estação Juscelino Kubitschek, localizada na Avenida João Pessoa, no encontro com rua Alagoas, no bairro Damas. Esta é a 19ª estação da Linha Sul.

Acompanhado por lideranças políticas e imprensa, o chefe do Executivo realizou, no início da manhã, o trajeto de metrô partindo da Estação José de Alencar, no Centro, até a Estação Juscelino Kubitschek, onde participou da solenidade de inauguração do equipamento.

Para Camilo Santana, o desenvolvimento do meio de transporte na Capital traz uma opção mais moderna, segura e capaz de otimizar o cotidiano da população de Fortaleza e da Região Metropolitana. Ele afirmou ainda que o trabalho do governo - por meio de ações da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) - será cada vez mais de trazer novos mecanismos e logísticas ao Metrofor, com o objetivo de estender o serviço para mais usuários.

170515_METRO_ESTACAO_JK_CG2035_web.jpg"Este equipamento vem para beneficiar comunidades dos bairros como Damas, Montese e Parangaba. O metrô é um transporte rápido, seguro e confortável. Nenhuma cidade, capital ou país no mundo cresceu sem desenvolver seu sistema metroviário. Queremos completar todas as estações da Linha Sul, temos trabalhado para diminuir o tempo de viagem e também vamos nos empenhar para promover a integração entre metrô e ônibus, com o objetivo de aumentar o número de passageiros beneficiados pelo sistema de transporte público", disse.

Estiveram em comitiva com o governador o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, o presidente do Metrofor, Eduardo Fontes Hotz, os deputados federais Chico Lopes, Odorico Monteiro e Leônidas Cristino, os deputados estaduais Tin Gomes, Evandro Leitão, Robério Monteiro, Jeová Mota e Tomaz Holanda, o secretário da Regional IV, Francisco Sales, e os vereadores Raimundo Filho, Michel Lins, Acrísio Sena, Benigno Júnior, Didi Mangueira, Larissa Gaspar, Marília do Posto e Evaldo Costa.

 
A nova estação

Com área total de 3.200,56 metros quadrados, a estação Juscelino Kubitschek é composta por andar térreo, mezanino e plataformas elevadas. No térreo estão localizadas as bilheterias e as catracas eletrônicas. As salas técnicas e operacionais da unidade se encontram no mezanino. As plataformas elevadas são destinadas ao embarque dos passageiros para as demais estações da Linha Sul.

A estação é equipada com todos os itens dos sistemas de telecomunicações e de bilhetagem eletrônica presentes nas demais unidades, incluindo 20 câmeras de monitoramento, central de acompanhamento das imagens, equipamentos para avisos sonoros, itens de rádio digital - para uso dos profissionais operadores e de segurança - e instalações de fibra ótica para transmissão de dados em qualidade digital. Dois elevadores e quatro escadas rolantes complementam a estrutura física da unidade.

FOTO_ANDRE_VICTOR_4690_web.jpgO estudante universitário Wellington Moraes, 37, integra hoje a média de 19 mil cearenses que são contemplados com os serviços de metrô em Fortaleza diariamente. Para ele, a inauguração da nova unidade traz mais agilidade na hora de recorrer a atividades no Centro, além de garantir mais segurança na região do Bairro Damas. "Com o metrô, se evita a lotação dos ônibus, o trânsito congestionado e faz com que a população tenha conforto e chegue mais rápido onde se quer", avaliou.
  
Mais velocidade e estrutura

A estação JK terá percurso de metrô com duração aproximadamente 26 minutos até a estação Carlito Benevides (Pacatuba), 22 minutos até a estação Maracanaú (no centro do município) e nove minutos até a estação José de Alencar, no Centro. Camilo Santana afirma que a diminuição no tempo de viagem é plano que conta com dedicação da Seinfra.

"Temos trabalhado para diminuir o tempo de um trem para o outro. Começamos no Metrofor com viagens de cerca de 30 minutos. Diminuímos para a marca dos 20 minutos hoje, vamos diminuir em breve para 17 minutos e a nossa meta é chegar em nove minutos, para que as pessoas não possam esperar muito tempo pelo trem", destacou.

170515_METRO_ESTACAO_JK_ARI9250_web.jpgIntegração e mais passageiros

Titular da Seinfra, Lucio Gomes recorda que a Linha Sul do Metrô de Fortaleza encerrou o ano passado com quase 800 mil passageiros a mais em relação a 2015 (5,4 milhões contra 4,6 milhões), o que representa um crescimento de 17%. Ele garante que em 2017 a expectativa é de números ainda melhores, por conta da finalização de mais obras metroviárias e também de novas ações do Governo do Ceará.

Governador e secretário reforçam que há planos do Executivo para integrar os sistema de ônibus com o metrô para Fortaleza e Região Metropolitana. Segundo o Governo do Ceará, isso deve ampliar o número de usuários diários do metrô de 19 mil para uma quantidade entre 40 e 50 mil passageiros. "Queremos que, com o mesmo bilhete, o cidadão utilize o ônibus e o metrô. Estamos trabalhando isso junto com a Prefeitura de Fortaleza, buscando soluções", disse Camilo Santana.

"A nova estação é um passo a mais para a população de Fortaleza e Região Metropolitana. Como nós estamos integrados com o Bilhete Único, um novo passo que virá é a integração do sistema de ônibus com o sistema metropolitano. Logo mais nós também vamos disponibilizar, em operação assistida, um trecho da estação da Parangaba até a estação da Borges de Melo com VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Vamos desenvolver cada vez mais esse modal, garantindo mais segurança e conforto aos cidadãos", complementou Lucio Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário