quinta-feira, 22 de junho de 2017

Estado do Ceará ganha mais 20 Mestres da Cultura

Image-0-Artigo-2259249-1
Crato. Na terça-feira (20), o governador Camilo Santana sancionou, neste Município, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. A ampliação, fruto de Mensagem enviada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa, em maio, representa importante conquista da política cultural e da valorização da cultura popular tradicional.
"Desde criança, ainda no Crato, acompanho as tradições da cultura. A escolha do Crato para sancionar essa Lei não foi por acaso. É o berço da cultura do Cariri. E, na véspera do aniversário de 253 anos do município, nos reunimos aqui para ampliar em quase 40% de aumento o número de mestres. Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense", afirmou.
Mestre Aldenir Aguiar, 83, foi o primeiro reconhecido e, até hoje, mantém seu terreiro ativo para brincadeiras e festas, na comunidade da Bela Vista, no Crato: "Fui reconhecido em 2004 e todos os meses recebo meu salário, mas me dói muito receber e ver que outros colegas mestres não tenham o mesmo benefício. Espero que agora alguns deles sejam também contemplados".
Com pensamento de seguir a tradição familiar, aos 13 anos, as estudantes Hellen e Ana Pereira, seguem os passos do tio e mestre Aldenir. As duas fazem parte do grupo há três anos. "A dança, o ritmo e a alegria de participar das rodas é muito grande. Temos também o compromisso de não deixar essa tradição se acabar", disse Ana.
Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Santos Piúba ressaltou a importância do aumento do número de Mestres da Cultura reconhecidos: "Essa Lei implica que possamos realizar, por editais, ampliação ainda neste ano com dez novos mestres e, em 2018, mais dez, reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário