sexta-feira, 2 de junho de 2017

Profissionais de saúde do Crato participam de capacitação sobre diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil

Em parceria com a Associação Peter Pan, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã de ontem, 1º de junho, no auditório da OAB, capacitação para os Agentes Comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem e profissionais da saúde bucal.
Na pauta, a sensibilização do olhar desses profissionais para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.  Na ocasião a pediatra Ceci Vale e o psicólogo Edmundo Rocha apresentaram as diferenças entre o câncer infanto-juvenil e o câncer nos adultos; como fazer a identificação dos primeiros sintomas; entre outros pontos.
Em sua fala, Dra. Ceci ressaltou a importância dos profissionais da atenção básica conhecerem mais sobre a doença, e ainda frisou que o trabalho desenvolvido por eles não se resume somente a detectar os sintomas, eles precisam estar preparados a disponibilizar apoio terapêutico; cuidados paliativos, e promover ações de caráter individual e coletivo para a saúde.
Presente na capacitação, a Secretária Adjunta de Saúde do Crato, Milenna Brasil, que agradeceu a presença de todos os participantes, enaltecendo o momento de valoroso aprendizado.
A Associação Peter Pan, é uma entidade sem fins lucrativos, que desde 1996 desenvolve ações que envolvem, além do tratamento médico especializado, um verdadeiro atendimento humanizado e um eficiente processo de diagnóstico precoce, fundamental à cura, que é disseminado através do Núcleo Mais Vida, com projetos de capacitação em sinais e sintomas para profissionais da saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário