domingo, 30 de julho de 2017

Estudante cearense leva ouro em evento científico no México

Vitor Hugo Sampaio
Vitor em sua primeira conquista: 2° lugar em Engenharias - Expo Nacional MILSET Brasil
Desde 2016, o estudante de engenharia ambiental Vitor Hugo Sampaio vem colhendo frutos por sua pesquisa intitulada "Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais Coletados por Plataforma de Coleta de Dados: Qualidade e Precisão no Formento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima", o qual é um programa de computador que visa otimizar o processo de verificação dos dados da rede de Estações Meteorológicas Automáticas da Funceme, onde é estagiário. 
A primeira conquista foi na Expo Nacional MILSET Brasil com a segunda posição em Engenharia e, logo depois, conseguiu o 2º lugar geral na InfoMatrix Brasil 2016. Esses dois eventos abriram os caminhos para poder participar do XVII Exporecerca Jove 2017, em Barcelona, do VENCES 2017, em Guadalajara, e do Expo-Sciences Internacional 2017 que será em agosto aqui em Fortaleza. No entanto, ele se deparou com um obstáculo financeiro pelo caminho.
Ele apresentou o trabalho no mês de abril em Barcelona e conseguiu arrecadar parte do dinheiro para sua viagem ao México, a qual retornou na última semana. Inclusive, foi o único brasileiro presente na feira e teve destaque entre os 42 inscritos, conquistando o 1º lugar. Ele só não levou a medalha para casa porque teve de voltar para Fortaleza mais cedo. O resultado ficou sabendo por uma foto enviada por mensagem de celular durante sua conexão em Houston.
Durante a sua passagem pelo México, Vitor teve oportunidade de fazer visitas técnicas, como ao Centro de Design da Intel, e ainda participou de um programa de rádio local, o Fibra Óptica, para comentar sobre a sua pesquisa. "Falei sobre o projeto desenvolvimento na Funceme, a experiência de participar do VENCES e agradecer todo o apoio e suporte da Funceme, Funcap, IFCE, MAX Personal Teachers, familiares e amigos", destaca.
Inscrição pendente
Para a BRASCON 2017, realizada em março na University of Southern California (USC), para a qual submeteu o seu trabalho e foi aceito, infelizmente não conseguiu juntar o dinheiro necessário para viajar e, para o evento que será aqui em Fortaleza, vê-se diante da mesma realidade. A inscrição custa US$ 380 para a Expo-Sciences Internacional 2017, valor que ele não tem. O seu prazo está acabando e ele tem até esta semana para pagar essa quantia. 
 
Quem quiser ajudar, o seu telefone é (85) 999359546 e o seu e-mail é vitorsampaio.engambiental@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário