quarta-feira, 12 de julho de 2017

Juazeiro do Norte sedia Encontro de Capacitação e Implantação do Garantia Safra 2017/2018

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI) participou do Encontro de Capacitação e Implantação do Garantia Safra 2017/2018, que aconteceu, nesta terça-feira, 11, no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. O encontro reuniu representantes de todos os Municípios do Cariri, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Coordenação Estadual do Garantia Safra, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE), Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que busca beneficiar os agricultores familiares que vivem em municípios sujeitos a perda de safra devido fenômenos naturais (seca ou excesso de chuvas).
De acordo com o Delegado Federal da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) do Ceará, Rosilônio Magalhães, o Seguro Safra é um dos programas que tem o maior número de recurso, realizado em parceria com os governos Federal, Estadual, Municipal e os Agricultores que aderirem ao programa nos municípios em que for verificada perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola. “O Garantia Safra é de fundamental importância para assistir aos agricultores, prejudicados pela seca ou excesso de chuvas. O benefício é de R$ 850,00, para ajudar a manter suas famílias nessas circunstâncias”, afirma o delegado.
O Ceara é o Estado com maior número de beneficiados pelo Garantia Safra. Mais de 231 mil famílias cearenses aderiram ao benefício na safra 2017/2018. Juazeiro do Norte e a maioria dos municípios do Cariri não solicitaram o benefício, graças a um inverno relativamente bom, sem perdas na produção.
Fotos: Samuel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário