sábado, 22 de julho de 2017

Madalena planeja incluir a palma na merenda escolar



Madalena. Uma cactácea comestível produzida em abundância no sertão do Ceará, a palma, será introduzida na merenda escolar da rede municipal deste Município do Sertão Central que tem na agropecuária a sua principal fonte econômica. A divulgação foi feita pelo secretário municipal de Educação, Esporte, Cultura, Juventude e Turismo Antônio Ribeiro Barros. Acompanhado da prefeita Sônia Costa e de um grupo de crianças, ele experimentou o cardápio especialmente preparado pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), na cidade, distante 180Km de Fortaleza.
A responsável pelas pesquisas, iniciadas em 2009, é a técnica extensionista da Ematerce, Lúcia Vitoriano. Entusiasta da espécie vegetal importada do México, ao aprofundar seus estudos, além de encontrar semelhanças com verduras e leguminosas muito utilizadas à mesa dos cearenses, ela identificou proteínas muito importantes para a saúde humana, dentre elas a vitamina A, o ferro e o cálcio. Em comparação ao tomate, tem 20 vezes mais cálcio. Restava aprontar as receitas certas para agradar o paladar. Então resolveu criar o cardápio especial.
O secretário, a prefeita e os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Dau Alberto, da comunidade de Cajazeiras, distante 6Km do Centro da cidade, onde a palma é muito cultivada, foram convidados para o "banquete", realizado no escritório da Ematerce em Madalena. Pastelzinho, sorvete, dindin, paçoca, salada, suco, não faltou opção e sobraram elogios. Houve até comparações do cactáceo frutas muito populares, como a banana, pelo sabor; e abacate, pela cor. Não sobrou nada na mesa.
A aprovação das crianças, de 10 a 12 anos, foi fundamental para o planejamento da introdução da palma na merenda escolar. As merendeiras das 18 unidades escolares e das três creches administradas pelo Município serão capacitadas ainda neste mês de julho.
As nutricionistas também serão convidadas a avaliarem e estabelecerem o balanceamento alimentar correto. Quando retornarem às aulas, os 3,4 mil alunos serão surpreendidos. Embora haja uma diversidade de opções, a palma será introduzida aos poucos no cardápio, explicou o secretário, Ribeiro Barros.
Para a coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Dau Alberto, Juliana Fernandes Pinheiro, a iniciativa é muito interessante. Foi uma novidade para ela e o grupo de dez estudantes que a acompanharam, quanto mais para o restante dos colegas e professores. O difícil vai ser guardar segredo até o retorno das aulas, no início de agosto. "Não duvido alguém começar a pedir à mãe para preparar alguma sobremesa". Na localidade onde eles moram, a planta existe em abundância nos quintais das casas. São 18 produtores.
Cuidados
A prefeita Sônia Costa indagou acerca de alguma contraindicação da palma. De acordo com a pesquisadora, como se trata de um excelente diurético e laxante, é preciso apenas evitar os excessos. Mas isso ocorre com qualquer alimento digerido de forma exagerada. Como a alimentação nas escolas é controlada, não haverá problemas, garante. "Nossas crianças querem merendar e a merenda sempre tem que ter um sabor agradável. A contar pelo que vi no rosto de quem já saboreou, as nossas escolas terão um atrativo a mais", acrescentou a prefeita.
Sobre os cuidados, Lúcia Vitoriano esclarece serem necessários os mesmos do preparo de qualquer alimentação. A higiene é muito importante. Além das mãos e dos talheres, os brotos das raquetes de palma devem ser lavados em água natural. O tamanho da peça vegetal também deve ser observado. Para os alimentos, devem ser utilizados os brotos, vez que neles se formam apenas falsos espinhos. O corte deve ser feito em pequenos pedaços e não triturados ou transformados em pasta.
Para os sucos, é misturar à água em proporções de um para três ou mais e adicionar açúcar a gosto. Para as sobremesas congeladas, o sorvete e o dindin, não é diferente. Apenas devem ficar mais tempo no congelador. Nos pastéis, com a massa tradicional, a palma pode ser misturada à carne, queijo ou algum outro alimento, a gosto de quem for preparar. A fritura segue o processo convencional.
O mesmo ocorre na mistura com o arroz, no cozimento e na paçoca. Esses alimentos têm um limite de conservação. Mas no caso da palma, pode ser conservada por longo período.
Agricultura familiar
Além dessas vantagens a palma pode ser incluída no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), onde, no mínimo, 30% das compras são direcionadas aos pequenos produtores da agricultura familiar.
A facilidade de cultivo, durante todo o ano, e o preço, uma raquete é comercializada a R$ 0,20, demonstram a sua viabilidade econômica. Será um lucro a mais para o agricultor. O armazenamento é outro fator positivo. Conservada no refrigerador, a palma não estraga, ressalta a pesquisadora.
A expectativa do Município e da pesquisadora é de a iniciativa se tornar política pública estadual. Com o sucesso nas escolas de Madalena, pode atrair o interesse das escolas do Ensino Médio e, quem sabe, do governo Federal.
Cosmético natural
Além das vantagens na alimentação, a palma também se revela como um excelente cosmético. No decorrer das suas pesquisas, Lúcia Vitoriano encontrou mais um benefício, outra interessante propriedade desse vegetal, o colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele.
Ela ainda está realizando estudos, mas já encontrou os elementos mais importantes de um dos produtos de rejuvenescimento preferidos das mulheres, também muito utilizado pelos homens. Totalmente natural, sem a necessidade de qualquer insumo químico, pode ser utilizado tanto como máscara facial, como ingerido.
Os segredos da pesquisa Lúcia Vitoriano não revela, mas diz estar disposta a negociar com algum laboratório e indústria especializada em produtos de beleza. "A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde", completa a pesquisadora da Ematerce.
Variedade
v
A novas receitas agradaram os estudantes
Entre os alimento degustados pela prefeita, secretário de Educação e alunos, na sede da Ematerce de Madalena, teve pastel, sorvete, dindin, paçoca, salada e suco, não faltou opção e sobraram elogios. Houve até comparações do cactáceo frutas muito populares, como a banana, pelo sabor; e abacate, pela cor (Fotos: Alex Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário