quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mirian Sobreira participa da XVII Reunião Ordinária do CIPOD

Representante da Assembleia Legislativa (AL) no Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), a deputada Mirian Sobreira participou nesta quarta-feira, 12, da XVII Reunião Ordinária. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Especial de Política sobre Drogas (SPD) e coordenado pelo secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva.

Na ocasião, foi destacado a discussão do tema “drogas”, visando a construção de intervenções. Na avaliação dos conselheiros, é fundamental ampliar as ações preventivas em todo o Estado, alcançando crianças, jovens e adultos numa forma de reduzir o avanço do consumo de drogas.

Mirian Sobreira apontou a prevenção como a principal alternativa para conter o uso de drogas, que ocorre cada vez mais precocemente. "A sociedade tem vivenciado, de forma contundente, os problemas advindos do consumo de drogas lícitas e ilícitas", disse a parlamentar. A deputada fez, ainda, um breve relato de sua passagem como primeira titular da SPD e defendeu o fortalecimento da pasta e, consequentemente, dos programas e projetos efetivados, coordenando ações intersetoriais para o desenvolvimento de estratégias de abordagem ao uso de drogas lícitas e ilícitas no Ceará.

A parlamentar aproveitou para colocar-se à disposição, na AL, para a resolução de demandas da SPD e do Cipod. Além disso, defendeu a realização de pesquisa sobre o perfil dos usuários de drogas no Ceará para contribuir na produção de indicadores e no direcionamento das políticas estadual e municipais sobre drogas.

Os demais participantes abordaram o acolhimento dos dependentes químicos pelos equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o funcionamento de comunidades terapêuticas no Estado e a demanda de internações compulsórias determinadas pela Justiça,  o atendimento aos dependentes químicos nesse tipo de unidade de saúde, além da ampliação das equipes de acolhimento.

Cláudio Saraiva; e os demais participantes definiram o calendário de visitas técnicas a comunidades terapêuticas selecionadas em pregão realizado pela SPD e os conselheiros que participarão das visitas. Ainda durante a reunião, foram apresentadas sugestões de logomarca para utilização em toda documentação emanada do Cipod, seguida de informes sobre eventos de amplitude internacional que abordarão a temática drogas a serem realizados proximamente no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário