quarta-feira, 19 de julho de 2017

Realizada capacitação do Governo junto à SEDEST para o Primeira Infância no SUAS


Coordenadores e supervisores municipais de 29 municípios da região do Cariri participam, de 17 a 21 de julho, de capacitação, em Juazeiro do Norte. No total, 170 municípios do Estado do Ceará integrarão o programa, o Cariri é pioneiro na qualificação desses profissionais. 
O Mais Infância Ceará, do Governo Estadual, integrará o Programa Criança Feliz, do Governo Federal, que incentiva as famílias a terem uma atenção especial com as crianças de zero a seis anos de idade, ou seja, a primeira infância, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, promovendo assim um acompanhamento adequado, com orientações às famílias, dicas de nutrição infantil e amamentação, entre outros.
Com esse acompanhamento mais de perto, as crianças terão oportunidade de se desenvolver, cumprindo todas as etapas necessárias para criar boas raízes. “Acompanhar a criança desde antes do seu nascimento até os seis anos de idade é importante pra que aquela criança seja um ser humano digno. Temos que dar esse alicerce, para que aprendam a valorizar o respeito dentro de casa, na escola e na sociedade”, afirmou o Prefeito Arnon Bezerra.
A metodologia do programa consiste em visitas domiciliares promovidas por assistentes sociais dos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Nessas visitas, poderão ser feitas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. Poderão trabalhar os estímulos, analisar o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Esse programa irá potencializar os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos CRAS”, concluiu a coordenadora técnica do Programa do Estado, Silvana Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário