segunda-feira, 3 de julho de 2017

Reisado de Congo do Mestre Aldenir encanta moradores da cidade de Bodocó, no Pernambuco

Tradição, cultura, alegria e religiosidade. Características que marcaram o encontro de grupos de reisado durante o Corredor Multicultural, de iniciativa do Sesc de Bodocó, no Pernambuco. A convite da instituição, a Secretaria de Cultura do Crato, levou na última sexta-feira, 30 de junho, o grupo Reisado de Congo do Mestre Aldenir para participar do evento. O projeto do Corredor Multicultural visa realizar um trabalho de resgate cultural, estimulando o interesse de crianças e jovens pelo segmento. Em um primeiro momento, a equipe do Sesc de Bodocó proporcionou uma roda de conversa entre o grupo de reisado do Mestre Aldenir com o grupo de Reisado de Couro da Várzea, onde puderam trocar experiências e apresentar cada um as peculiaridades de seus trabalhos. Seguindo a programação, os grupos saíram em cortejo, indo até a casa de um pagador de promessa para uma parada. A festa foi finalizada com uma linda terreirada, momento no qual os grupos de reisado fizeram suas apresentações, tendo a participação dos moradores da cidade pernambucana.
Reconhecidamente cratense, a indumentária adornada com pequenos espelhos, as fitas coloridas e os saiotes de cores vivas do Reisado de Congo do Mestre Aldenir encantaram a todos que assistiram uma apresentação rica em cultura, envolvente, alegre e ao mesmo tempo cheia de religiosidade.
Durante a festa, o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, parabenizou a todos pela iniciativa e ressaltou a importância da identidade cultural de cada grupo de reisado. “Não desistam do trabalho de vocês. Continuem com essa interação com a comunidade. É essencial e muito importante”, disse. Ao final do encontro, Mestre Aldenir agradeceu o convite para participar de uma festa tão cheia de cultura e pediu que a tradição do reisado seja mantida, que todos participem. “É preciso incentivar crianças e jovens a continuarem com essa tradição cultural. A arte sai da natureza as pessoas. Quem for de reisado, continue no seu reisado”, destacou o Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário