blog

blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Secretário de Cultura do Crato participa da I Jornada Saberes e Práticas Interculturais

O secretário de Cultura do Município do Crato, Wilton Dedê, participou ontem, 19, da I Jornada Saberes e Práticas interculturais: As Culturas Afro-Brasileiras no Cariri (Portugal - Cabo Verde e Brasil) promovida pela Escola de Saberes de Barbalha e pela INTERARTE. O evento que contou em sua programação com palestras, apresentação do vídeo As Noivas de Santo Antônio e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto foi realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal do Crato, Prefeitura de Barbalha, Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal do Cariri, Universidade do Porto, Instituto Corrupio Povo Cariri e Grupo de Mateus. 
Durante a manhã, o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê participou da mesa “Artes, Crenças e Curas” ao lado de Wilton Silva, Jackson Barros e João do Crato. Ainda pela manhã participou também da mesa com a temática Cultos e Artes Afro-brasileiros no Cariri com falas sobre o Candomblé como Prática Cultural. Durante a tarde foram realizadas as mesas “Quilombos e Quilombolas” e “Folguedos e Manifestações Afrobrasileiras”.
A I Jornada Saberes e Práticas Interculturais reuniu quilombolas de Pernambuco, representantes culturais de vertente afro-brasílica, gestores culturais, artistas caririenses e estudiosos portugueses para uma rica troca de experiências e conhecimento. O encontro foi encerrado com a palestra intercultural sobre “Saberes, Práticas Interculturais e Cinema”, além da apresentação do vídeo de Rosemberg Cariry, As Noivas de Santo Antônio e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.  
"O encontro reuniu universitários e pesquisadores de vários locais do Brasil e do mundo para juntos aprendermos um pouco mais sobre a cultura africana e indígena, de onde todos viemos. A discussão foi de extrema importância para que fortaleçamos nossas raízes e nossa identidade", disse o gestor da Cultura municipal do Crato, Wilton Dedê.
No próximo dia 10 de agosto, um novo encontro voltado à cultura indígena e quilombola acontecerá no SEST SENAT. Realizado pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará em parceria com a secretaria de Cultura do Crato, o encontro reunirá representantes indígenas e quilombolas de 42 municípios cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário