domingo, 2 de julho de 2017

Terceira maior chuva de pós-estação surpreende população de Quixadá

A maior chuva de pós-estação neste sábado para domingo em Quixadá surpreendeu a população desta cidade. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 60 milímetros neste município do Sertão Central. O registro foi feito no pluviômetro oficial instalado no distrito de Tapuiará. Choveu 34,8mm no Açude Pedras Brancas, de onde é captada a água para abastecer a cidade, onde as precipitações foram um pouco maiores, 40mm.
Para muitos moradores da zona rural do Sertão Central, como em Ibicuitinga, o inverno voltou
Embora bem menores que as chuvas de 80mm registradas no início de maio passado, foram suficientes para alagar novamente a Av. José Caetano e algumas ruas no entorno do terminal rodoviário de Quixadá. Dessa vez a água escoou mais rápido, informaram alguns moradores. Dessa vez a alegria foi maior que os transtornos. A neblina e o clima frio, em torno dos 24ºC agradaram.
Ainda no Sertão Central, também choveu em Quixeramobim. Foram 44mm na região do Açude Pirabibu. Entretanto a maior chuva registrada das 7 horas deste sábado até às 7 horas deste domingo em Granja, com 75mm, no estremo noroeste do Estado, município vizinho a Camocim; a segunda maior precipitação do dia foi registrada em Iracema, na região jaguaribana, com 68mm.
De acordo com os meteorologistas da Funceme, as chuvas de pós-estação estão relacionadas a nebulosidade associada a um Cavado de Altos Níveis, um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12Km de altura. Essas áreas de instabilidade estão vindo do leste do nordeste brasileiro e devem continuar pelos próximos dois dias, com possibilidade de chuvas na faixa litorânea do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário