segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Contato com a natureza em atividades externas no VII Encontro Sesc Povos do Mar

Trilhas ecológicas, visita em aldeia indígena, fragata e regata, corrida de zinga são algumas das atividades de contato direto com a natureza promovidas pelo VII Encontro Sesc Povos do Mar.  A programação de atividades externas acontece ao longo dos dias 20 a 23/8 e é gratuita e aberta ao público.
As atividades externas do Encontro Sesc Povos do Mar acontecem fora da Colônia Ecológica Sesc Iparana, mas sempre ministradas por representantes das comunidades convidadas e acompanhadas pela organização.
Ao longo das práticas os participantes têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos e imergir no meio ambiente. O litoral cearense é o anfitrião dos passeios que, no decorrer das atividades, reúne ações de lazer e de aprendizado para o deleite de quem o aprecia.
            O Sesc, instituição que integra do Sistema Fecomércio- CE, destina um total de 316 atividades tanto externas quanto internas durante os cinco dias de Encontro. A vasta programação contempla povos de todo o litoral do Ceará, em um intercâmbio de cultura tradições.


Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Em sua sétima edição, o projeto idealizado e desenvolvido pelo Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades que apresentam oficinas, vivências e histórias de vida durante os cinco dias de atividades.
Durante o encontro, comunidades litorâneas, mapeadas e visitadas por equipes da instituição no decorrer do ano, constroem atividades e propostas na Colônia Ecológica Sesc Iparana. O legado do projeto pioneiro é a construção e consolidação de uma rede social forte e que é continuada para além da programação proposta pelo Sesc. As comunidades trocam experiências, unem-se em causas comuns e ganham força para defesa de suas identidades e tradições.
Ao longo do Encontro são realizadas atividades baseadas em cinco eixos, que congregam práticas alimentares, artesanias, preservação do meio-ambiente, expressões artísticas e práticas sócio-esportivas. Cada um deles pontua aspectos ligados ao mar e aos que nele habitam.
Ao todo, participam cerca de 400 mestres e representantes das comunidades litorâneas mais distantes, além de 100 representantes das comunidades vizinhas. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário