quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Crato apresenta Plano Plurianual Municipal PPA 2018-2021


Planejamento Participação Democracia Transparência, com essas premissas, a Prefeitura Municipal do Crato realizou na tarde dessa terça-feira, 29, no auditório da URCA, a apresentação do Plano Plurianual Municipal – PPA 2018-2021. O evento contou com a presença de secretários, servidores municipais, vereadores e sociedade civil. Na oportunidade, o prefeito Zé Ailton Brasil assinou o projeto do Plano Plurianual Municipal que prevê a consolidação de uma visão de futuro, organizada em eixos, diretrizes e objetivos, onde será encaminhado para aprovação na câmara municipal. 

Ofertar serviços públicos de qualidade de forma eficiente, sustentável e humanizada é a missão do projeto que o prefeito Zé Ailton pretende conduzir durante sua gestão. O gestor municipal ressaltou a importância do bom serviço prestado à população e a valorização do servidor público. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento e crescimento organizado de nossa cidade, só assim podemos gerar mais subsídios para que a qualidade de vida da comunidade cratense evolua de forma significativa” disse.

O Secretário de Finanças Carlos Eduardo Marino falou que esse é um trabalho de muito embasamento, pois já conta com mais de 500 páginas. Esse plano pretende impulsionar o Crato a atingir objetivos pré definidos para ano de 2021. “O Crato 21 é um projeto de planejamento consistente com um forte engajamento da equipe, que não mediu esforços para a concretização desse projeto, que teve grande participação popular”, comenta.

Dentre os desafios estratégicos apresentados no projeto estão, garantir o acesso e a permanência na escola, garantir a aprendizagem dos alunos no município, qualificar a assistência à saúde, revitalizar e consolidar o município como polo regional de cultura, tornar o município seguro para habitantes e visitantes, garantir o uso sustentável dos recursos naturais, disseminar a prática de esportes, estimular atividades que proporcionem qualidade de vida reduzir a vulnerabilidade social, fomentar políticas públicas voltadas para os direitos humanos e redução das desigualdades com inclusão social, estimular o protagonismo da juventude, garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios, dotar o município com uma rede integrada de indústria, comércio e serviço, promover a inserção regional competitiva, estimular a inovação e ambientes criativos, eliminar os gargalos de infraestrutura que atrapalham o desenvolvimento, garantir a todos o direito a cidade, fomentar atividades agropecuárias de alto valor agregado, tornar o município um polo regional de turismo, prestar serviços públicos com qualidade e de forma eficiente e instituir poder a sociedade civil na gestão pública.

O consultor Karlo Medeiros apresentou, em síntese, as questões do planejamento municipal e o direcionamento a curto, médio e longo prazo que bem organizados criarão bases estratégicas para a construção de um Crato melhor. Na oportunidade foi apresentada a definição do Crato que queremos, que em resumo traz essa mensagem:

“MUNICÍPIO inteligente com gestão participativa e empoderamento da sociedade civil, polo cultural, educacional, turístico e comercial, com segurança, mobilidade e ordenamento urbano, com políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, com efetiva política de atração e desenvolvimento de negócios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário