terça-feira, 22 de agosto de 2017

Crato é destaque na Capacitação Nacional de Gestores Ambientais em Fortaleza

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato, participou, na última quinta-feira 17 de agosto, em Fortaleza, da 3ª edição do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). O evento, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) aconteceu na Assembleia Legislativa (AL), 

A capacitação teve o objetivo de habilitar gestores e outros atores sociais para colaborar com a estruturação de políticas na área ambiental. 

Na ocasião foi realizada a entrega dos kits aos 19 municípios premiados com a Certificação Praia Limpa e Selo Município Verde (Programa Selo Município Verde PSVM). Cada kit contém um notebook, um projetor, uma impressora, um decibelímetro, uma trena e uma máquina fotográfica.

Foram selecionadas para o SMV, além do Crato, as cidades de Acaraú, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, General Sampaio, Iguatu, Maracanaú, Morada Nova, Novo Oriente, Piquet Carneiro, Sobral e Tauá.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Junior, uma das metas da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil, é avançar na questão ambiental com desenvolvimento e sustentabilidade. Neste intuito, também buscar atingir a certificação Município Selo Verde padrão A, a exemplo do Município de Fortaleza, único a ser contemplado com o padrão de certificação. (A certificação do Crato é do Selo Município verde Padrão B.) "Temos que desenvolver políticas públicas voltadas para proteção do meio ambiente e acima de tudo do bem estar coletivo, do município do Crato nos princípios da sustentabilidade" disse.

O evento contou com a presença de Edson Duarte, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente MMA; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará entre outras autoridades.

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Com informações do Governo do Estado do Ceará
Compartilhar:
 
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário