domingo, 20 de agosto de 2017

Eixo Norte da Transposição receberá motobombas de São Paulo para agilizar chegada das águas ao Ceará

O Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco, cuja operação, após a conclusão das obras, deve beneficiar o Ceará, receberá quatro conjuntos de motobombas cedidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)  para acelerar a chegada das águas à Região Metropolitana de Fortaleza.
A cessão dos equipamentos será oficializada em acordo a ser assinado na segunda-feira (21) entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, as motobombas estão no Município de Sertânia, em Pernambuco. Lá, depois de serem utilizadas para agilizar o enchimento das barragens do Eixo Leste da Transposição, elas também auxiliarão na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação.
“Após a conclusão desses serviços, as máquinas serão transportadas para o Eixo Norte e poderão ser instaladas ao longo dos 15 reservatórios do trecho, de acordo com o avanço das águas do Rio São Francisco. A previsão é de que o deslocamento das bombas ocorra em até 90 dias”, informa a Pasta, em nota distribuída à imprensa na manhã deste sábado (19). O aditivo ao Termo de Cessão de Uso Não Oneroso irá ampliar em mais 180 dias o empréstimo das motobombas.
Trata-se, portanto, da segunda parceria do tipo firmada entre as duas esferas de governo. Para o envio das motobombas ao Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiaria a região de Campina Grande, na Paraíba, acordo semelhante havia sido firmado em dezembro de 2016. O objetivo era evitar colapso no abastecimento de água para quase um milhão de moradores de 18 cidades.
Agora, acrescenta o Ministério da Integração Nacional, os equipamentos devem acelerar a passagem da água ao longo de 260 quilômetros de canais e reservatórios do Eixo Norte do Projeto São Francisco para beneficiar mais de 7,1 milhões de pessoas em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Obras retomadas
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui dois eixos: o Leste, inaugurado em março deste ano para atender Pernambuco e Paraíba, e o Eixo Norte, que está com 94,9% das obras finalizadas e vai beneficiar, além desses dois estados, também Ceará e Rio Grande do Norte.
As obras do Eixo Norte, que estavam paradas desde setembro de 2016,  foram retomadas após a emissão da ordem de serviço no fim de junho deste ano. Os trabalhos haviam sido suspensos pelo afastamento da construtora anteriormente responsável pelo trecho, Mendes Júnior, em decorrência de envolvimento na Operação Lava-Jato. O Governo Federal diz que as obras devem ser concluídas até o primeiro trimestre de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário