terça-feira, 22 de agosto de 2017

Grupo de Icapuí completa 20 anos

Image-0-Artigo-2285898-1
Em seu repertório, o grupo inclui vários ritmos musicais nacionais e também latinos
Icapuí. Tem sopro que apaga uma chama, tem sopro que acende. É a segunda opção que, há exatos 20 anos, faz da Orquestra de Sopros de Icapuí um celeiro de jovens músicos, mas, sobretudo, cidadãos. O grupo está em festa pelas duas décadas de atuação e se apresenta no município do Litoral Leste.
Criada em 21 de agosto de 1997, a Orquestra de Sopros de Icapuí é formada hoje por 45 componentes e 10 alunos na formação inicial, entre crianças e adolescentes. "Surgiu da necessidade de um fazer musical coletivo, e da participação de jovens nesse movimento", explica o maestro Reudson Maia.
Eu seu repertório, o grupo inclui música popular, ritmos latinos, baião, xote, dobrados e marchas. Em eventos locais e mesmo fora da cidade, é como a identidade sonora de Icapuí. A orquestra é apoiada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, e a Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte (Acarte).
"A Orquestra de Sopros de Icapuí é um dos poucos lugares onde as crianças e jovens do nosso município tem acesso a música de forma gratuita. Nosso maior objetivo além de ter bons músicos e ter principalmente bons cidadãos, educados e conscientes dos seus direitos e deveres perante a sociedade", defende o maestro Reudson Maia.
E dos caminhos do sopro há quem foi além: Eliane Félix é integrante desde o surgimento do Grupo. Atualmente, é formada em música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e instrutora musical. Outro, Robson Almeida, professor e Pró Reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Ufca) também já foi fruto do trabalho da orquestra, sendo também seu maestro.
"A Orquestra de Sopros de Icapuí é um marco de resistência no cenário da cultura local. Ao longo de duas décadas, vem construindo possibilidades e desempenhando um importante papel social através da musica, formando, sobretudo, cidadãos e músicos ao longo de gerações, inteirados de sua responsabilidade para com o município onde vivem. Para Icapuí é motivo de alegria poder contar com um equipamento cultural do quilate da nossa Orquestra de Sopros que, inclusive, é referencia no cenário musical do nosso Estado", afirma Freitas Filho, secretário municipal de Cultura e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário