terça-feira, 8 de agosto de 2017

I Festa do Livro de Juazeiro do Norte será aberta próximo dia 10

Com abertura ás 8 horas da próxima quinta-feira, 10, será iniciada a I Festa do Livro de Juazeiro do Norte (I Flijuno), que acontece em dois dias, 10 e 11 de agosto, onde estarão presentes 45 expositores, com realização de 22 lançamentos de livros, um a cada hora, e mais palestras, oficinas, apresentações teatrais e musicais, além das contações de histórias, entre outras atrações. Este ano, o homenageado da I Festa do Livro será o escritor, cronista e jornalista, Geraldo Menezes Barbosa, aos 93 anos, contemporâneo do Padre Cícero e um dos grandes disseminadores da história local.
A festa do livro será realizada no Memorial Padre Cícero, e na área externa serão montadas várias tendas para os expositores e palcos para as apresentações, além das palestras que serão realizadas na área interna.
Com uma vasta programação desde às 8 horas, espaço aberto para os visitantes de todas as idades, durante o dia inteiro, o evento contará com uma estrutura de dois palcos. No evento estarão presentes representantes de editoras, palestrantes e representantes de vários estados e da região do Cariri. A Festa do livro já nasce grande, para contemplar a literatura regional e valorizar os escritores locais, incluindo nesse rol os poetas, cantadores e cordelistas.
Livros como o ‘Juazeiro do Norte - Cidade da Gente’, estudos regionais I e II, serão lançados valorizando a história local, com conteúdos a serem levados à sala de aula. Além de livros de poesia, infantis, cordéis, acontecerão lançamentos de livros didáticos.
Na abertura acontece apresentação artística com texto do escritor Geraldo Menezes Barbosa, O Louco e o Padre Cícero. Em seguida, será realizada mesa redonda sobre a temática Novos Olhares: Leituras e Culturas, com a professores Zuleide Fernandes, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ao meio-dia, acontece palestra com o editor da Imeph, Joaquim Capistrano Neto, sobre Literatura de Cordel, Repentes e Interdisciplinaridades. A programação segue até às 19h30 e pode ser acessada no site da prefeitura pelo: www.juazeiro.ce.gov.br.
Homenagem
O escritor e jornalista, Geraldo Menezes Barbosa, é um dos nomes que projetou a literatura da região e do Município, além de ser um dos propulsores da história de Juazeiro do Norte e do Padre Cícero Romão Batista.
Segundo o coordenado geral do evento, o Professor Djailson Ricardo Malheiro, técnico da Secretaria de Educação, o projeto tem o objetivo de disseminar o interesse pelo livro e a leitura, e traz importantes aspectos que acompanham o evento, que só vêm valorizar ainda mais a importância dessa viagem em busca do conhecimento. Para ele, é de essencial interesse da Educação tornar o universo da leitura atrativo.
Neste primeiro ano de realização, como parte das atrações, os visitantes terão a oportunidade de aproveitar os eventos culturais que estarão acontecendo paralelo às palestras. A cada hora haverá um lançamento literário e de livros didáticos. A Banda de Música Municipal fará apresentações para o público.
Promoções de livros
Nesta I Flijuno, as vendas de livros serão grande atrativo à disposição dos leitores. Os infantis poderão ser adquiridos com preços a partir de R$ R$ 1,50, e a livraria Nobel estará  comercializando livros a preços promocionais apenas durante os dias de realização da festa do livro, além da participação de Sebos do Cariri.  O evento ainda contará com o festival de inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário