quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Prefeito do Crato participa de Seminário de Pesquisa em comemoração aos 20 anos da APA Araripe

O prefeito Zé Ailton Brasil participou na manhã dessa quarta-feira, 02, do II Seminário de Pesquisa APA Araripe, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio – APA Araripe e URCA, que acontece até o dia 04 de agosto, na Universidade Regional do Cariri. O seminário é alusivo aos 20 anos de criação da Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe e 10 anos do - ICMBio. 
O chefe do executivo cratense ressaltou a fundamental contribuição de proteção ambiental, realizada durantes todos esses anos e destacou a importância do projeto das bombinhas de sementes que vem sendo desenvolvido pela SAAEC, com o objetivo de contribuir com o reflorestamento da Chapada do Araripe.
O reitor da URCA, Patrício Melo, falou acerca da existência de áreas de conservação e preservação, com espaços para proteção exclusiva, destinados à pesquisa e desenvolvimento econômico sustentável. O Objetivo do seminário é reunir trabalhos científicos realizados na APA Chapada do Araripe e discutir as demandas de pesquisas para gestão da unidade de conservação. Na ocasião o presidente da Fundação Araripe Pierre Gervaiseau, um dos criadores e grande articulador da APA Araripe foi homenageado.
 O chefe da APA Araripe – ICMbio, Paulo Meier, disse que em 20 anos conquistaram uma série de ganhos, com 20 unidades de conservação na região, e  parte desse esforço vem desde a criação da APA. Segundo ele, o Governo do Estado está estudando a criação de outra unidade de conservação.
No decorrer do evento serão discutidos temas como: Unidades de Conservação como espaços de pesquisa; Ocupação da Chapada do Araripe e impactos ambientais; Panorama da pesquisa para conservação em Unidades de Conservação no Brasil; Pesquisa e conservação de fauna na chapada do Araripe, com ênfase para espécies ameaçadas de extinção; Recuperação de áreas degradadas, Etnobiologia e Produção e Uso Sustentável da floresta.
Também estiveram presentes o Secretário de Saúde André Barreto e o gestor da pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial Brito Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário