sábado, 26 de agosto de 2017

Servidores são capacitados para acolhida aos romeiros; festa será aberta com carreata

Com a finalidade de melhor atender os romeiros e visitantes, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, realizou, nesta sexta-feira, no Círculo Operário São José, reunião de capacitação com servidores das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho, Cultura, Turismo e Romaria, e Agricultura, que estão inseridos nas pastas que formam o Eixo Social da administração municipal, além de representantes da Igreja, entre outros setores. Na ocasião, o Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, reforçou a importância da boa receptividade e acolhimento o romeiro. O trabalho está inserido nas ações que estão sendo desenvolvidas, para a Romaria de Nossa Senhora das Dores. A festa terá abertura na cidade neste sábado, com carreata a partir das 15 horas, saindo da Basílica de Nossa Senhora das Dores.
A reunião teve a participação da Irmã Annette Dumoullin, do professor José Carlos dos Santos e do Padre Cícero José, membros da Pastoral da Romaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores.  Também apresentaram considerações, a Secretária de Educação, Maria Loreto de Lima, o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, o Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França.
Cidade acolhedora
O Prefeito Arnon Bezerra, enfatizou a importância de estender o bom atendimento não penas no período de romaria. “Nossa cidade é acolhedora. Reforço o que sempre falo: sejamos todos prefeitos e prefeitas de Juazeiro do Norte! É responsabilidade de todos e todas”, afirmou o gestor.
Responsabilidade
A Secretária Isabela Bezerra, apresentou uma breve introdução histórica sobre as romarias. “Essa capacitação é para trazer para todos e todas a responsabilidade sobre a acolhida aos romeiros, com a nossa formação, nosso crescimento, já que todos sabemos que Juazeiro do Norte é a cidade que é hoje, por conta desses visitantes. As gerações vão passando e a gente precisa se transformar também”, disse. O Secretário Júnior Feitosa falou sobre o significado para muitos romeiros que percorrem longas distâncias para receber as bênçãos do Padre Cícero “Os romeiros vêm de muito longe, alguns em situações precárias. Eles não podem ser mais explorados como eram. Sejamos multiplicadores de boas ações”, disse.
Estudo, dinâmicas e reflexões voltadas à boa recepção e assistência aos visitantes, com foco na atuação de todos aqueles que estarão envolvidos durante os festejos da padroeira da cidade, foram realizados durante o encontro.
Importância
O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, ressaltou a importância de Juazeiro do Norte para o Ceará e a Região Nordeste por estar numa cidade próxima à fronteira de três Estados (Paraíba, Pernambuco e Piauí). Quindins também lembrou que o Memorial Padre Cícero vem realizando a capacitação de seus funcionários sempre às segundas-feiras em expediente interno, com o objetivo de qualificar a equipe e melhorar o atendimento aos visitantes. Na oportunidade, foi exibido o curta metragem Candeias, do fotógrafo e cineasta Augusto Pessoa, que também apresentou uma série de fotografias de sua autoria que já ilustraram revistas nacionais e internacionais, como a National Geografic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário