terça-feira, 19 de junho de 2018

Aeroporto de Juazeiro tem potencial para se tornar hub aéreo

O Aeroporto de Juazeiro do Norte - Orlando Bezerra de Menezes possui potencial para se tornar, futuramente, um hub doméstico regional. A constatação foi divulgada em um estudo de mercado realizado para traçar um perfil do equipamento para a concessão, que deverá ocorrer ainda neste ano, e que será debatida nesta quinta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Recife. De acordo com o documento, o Aeroporto "poderá ainda, num meio termo, ser um hub doméstico regional, ou ainda ter especial afinidade à carga aérea e outros segmentos de aviação, como aviação geral voltada ao transporte de trabalhadores". O estudo diz que diferentes prioridades podem ser assumidas pelo operador.

"Este poderá, por exemplo, ser explorado como um aeroporto de trânsito local e conectividade relativamente reduzida, se for o que a sua Região de Influência (RI) comportar; ou pelo contrário, pode ser um hub de alta conectividade doméstica e internacional se sua RI for muito relevante economicamente, e sua posição geográfica e potencial de expansão do sítio assim o permitir". O estudo também afirma que há espaço para outras dimensões da vocação do Aeroporto que se referem ao perfil do passageiros (voltados a negócios, residentes da região) e formas de relacionamento com o entorno (empreendimentos comerciais, centros de convenções, shoppings) que podem ser fomentadas com maior facilidade de acesso, como metrô.

Vocações
Segundo o estudo de mercado, o Aeroporto de Juazeiro do Norte é um terminal doméstico, conferindo aos passageiros de todo o País acesso ao Cariri e às atrações turísticas ligadas à devoção ao Padre Cícero. "O Produto Interno Bruto (PIB) da RI de Juazeiro do Norte - Crato - Barbalha tem crescido a elevadas taxas: 6,5% ao ano entre 2000 e 2014, ante 3,3% do Brasil", informa o documento.


Além disso, por ser significativamente distante de outras grandes cidades regionais ou metrópoles do Nordeste (como Fortaleza, Petrolina, Teresina e Campina Grande), "o Aeroporto é a única opção real de conexão aérea para o Cariri e arredores, o que justifica a demanda elevada por transporte aéreo mesmo em uma região não tão povoada e com índices de desenvolvimento ainda não tão elevados. Do total de embarques, 48% é motivado por negócios".    Fonte: Diário do Nordeste

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