quarta-feira, 20 de junho de 2018

Crato 254 anos: Sistema Fecomércio destaca atuação na cidade

Unidade Crato do Sesc (Foto: Divulgação)

No sopé da Chapada do Araripe, no extremo-sul do Estado, está localizado o oásis do Sertão cearense: Crato. “Oásis do Sertão”, é assim que é conhecida uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará. Mas esse, certamente, não é seu pseudônimo mais famoso e o mais peculiar. Luiz Gonzaga, talvez sem intenção, presenteou o Crato com um codinome extremamente carinhoso e o mais comum: "Cratinho de Açúcar", que nesta quinta-feira, 21, comemora 254 anos. Tão extensa em significados e importância para o Ceará, a cidade é uma das sedes que abraça projetos, cursos e programas do Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac.

Para se ter uma ideia do tamanho da atuação do Sistema Fecomércio no município, somente entre 2017 e 2018 foram desenvolvidos 120 projetos do Sesc, o braço social do Sistema. Nessa lista estão: as atividades de esporte, clínica odontológica com atendimentos de excelência e o Trabalho Social com Idosos, que reúne cerca de 200 pessoas acima de 50 anos. No âmbito da cultura a Instituição dá palco e luz a grupos, em especial aos da Região, que se apresentam em programação sistemática.

Destaque ainda para Mostra de Teatro de Rua e a Mostra Sesc Cariri de Culturas, que nasceu no município e hoje acontece em 28 cidades do Sul do Estado. São apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminário.

Cultura e Tradição

Especificamente nessa área cultural o Sesc acabou se tornando um fomentador para a cidade, que leva a fama de ser o núcleo do caldeirão de tradições da cultura regional. E isso não é por acaso. O Crato reúne algumas das tradições populares nordestinas. Foi lá que nasceu a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, sua principal expressão de cultura popular. E é lá que está o Instituto Cultural do Cariri (ICC), uma sociedade civil, fundada em 1953, e que tem por finalidade o estudo das ciências, letras e artes em geral.

Lúcia Bezerra, gerente do Sesc Crato sabe bem da importância que a cultura local tem para o povo. Nesse aspecto, esclarece, o trabalho do Sesc é o de valorizar e impulsionar as manifestações culturais, sejam com os grupos de tradição ou em outras esferas mais contemporâneas, como o audiovisual, por exemplo. Todavia, ela garante que sempre há a preocupação em manter e perpetuar as tradições locais, citando iniciativas como as terreiradas, teatro de rua, Sesc Sonoridade, e tantos outros.

Para além do universo cultural, o Sesc está presente em outras áreas, lembra Lúcia Bezerra. O empenho dos que fazem a Instituição ganhou o respeito dos cratenses que, segundo a gerente, abraçou os projetos e os programas e, dessa forma, o Sesc se sente em casa, ajudando a desenvolver a cidade e o Cariri. “Temos um trabalho intenso na Região. Fazemos parcerias com as secretarias de educação, saúde e cultura; realizamos atividades; campanhas e na unidade são vários os programas que disponibilizamos”, pontua.

A Instituição conta com os programas nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência. Na educação, foram 129 turmas ofertadas entre 2017 e 2018, e 6.084 alunos alcançados. Também no mesmo período foram atendidos 13.447 pessoas em eventos e atividades físico-esportivas. Enquanto isso, as apresentações culturais, exibição, exposição, performance e incentivo artístico contou com um público de 248.242 pessoas.

Braço da educação profissional

No Senac, o braço de educação profissional, os números também são relevantes. Apenas no período de 2017 a 2018 foram mais de 3,4 mil matrículas realizadas e quase 478 mil de carga horária executada. Além disso, os cursos realizados no Crato também alcançam outras cidades vizinhas, como Altaneira, Assaré e Várzea Alegre.

Isaac Coimbra, gerente de Negócios Estratégicos Sul lembra que o município é o principal polo econômico do Cariri Oeste e, como tal, necessita de mão de obra qualificada. Dessa forma, a Instituição colabora gerando oportunidade para quem quer se qualificar para o mercado de trabalho.

O Senac Crato tem forte atuação na área da saúde. O curso Técnico em Enfermagem, um dos mais procurados, contribui para a oferta de mão de obra qualificada em uma cidade que tem alta empregabilidade nesse segmento, devido ao Hospital Regional do Cariri.

Ao mesmo tempo em que aposta em profissões tradicionais, o Senac está sempre inovando, com o objetivo de acompanhar as tendências do mercado. É o caso do curso Técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pioneiro no Estado. Além da acessibilidade, o curso é um reforço na garantia da inclusão social.

Outra área que vem crescendo e exigindo profissionais qualificados, informa Isaac Coimbra, é o Turismo, seja o de aventura, devido a Chapada do Araripe, ou o de negócios, por conta do Centro de Convenções do Cariri. De acordo com ele, o Senac já formou cinco turmas do curso Técnico em Guia de Turismo.

“O Senac Crato apostou na formação de profissionais em atividades que ainda nem existiam ou eram precárias na região, além da formação em guia de turismo, trouxemos oportunidades de formação para condutores de turismo de aventura, organizadores de eventos, cozinheiros e diversas ocupações nas áreas da saúde, comércio e serviços tendo uma contribuição relevante para o desenvolvimento do município e do Cariri cearense”, finalizou.

O olhar do empresário

A partir da Fecomércio, é disponibilizado aos empresários da Região que possuem o Cartão Sesc, a certificação digital, ou seja, uma identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Através da parceria com a Certising é garantido um preço diferenciado.

José Gilson Ribeiro, conselheiro do Sesc e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Crato (Sindilojas Crato), avalia pelo olhar do empresário o trabalho do Sistema Fecomércio tanto na cidade quanto no Cariri. Para ele, a participação do Sistema influencia não apenas no desenvolvimento do município e da Região, como tem grande significado na parte social.

Citando ações como a Mostra Sesc Cariri de Culturas, José Gilson pondera que além de incentivar e valorizar a cultura da Região, iniciativas como essa ajudam a aquecer o comércio e, assim, gerar mais renda para a cidade. “O papel do Sistema Fecomércio no Crato e no Cariri é muito importante, é fundamental”, reforça.

Serviço:

Unidade Crato do Sesc

Endereço: Rua André Cartaxo, 443, Centro
Telefone: (88) 3523-4444

Senac Crato

Endereço: Praça da Sé, 596, Centro
Telefone: (88) 3586.8750               Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário