sexta-feira, 22 de junho de 2018

Paróquia de Santana do Cariri conclui programação da Festa da Padroeira 2018


Na noite da última quarta-feira, dia 20, a Paróquia Senhora Santana, em Santana do Cariri, reuniu cerca de 120 pessoas, de diversas pastorais, serviços e movimentos – bem como representantes do Poder Público e da sociedade civil – para conclusão da programação da Festa da Padroeira deste ano, sob a coordenação do pároco Padre Paulo Lemos Pereira.

No encontro, foi apresentado o organograma (tema, cartaz, celebrações, caminhadas, parte social), após motivação com um vídeo que fazia retrospectiva da festa anterior. Na ocasião Padre Paulo situou o tema central dos festejos dentro do ano do laicato: “Com Senhora Sant’Ana sejamos sal da terra e luz do mundo”; e lema: “Sujeitos na igreja em saída, a serviço do Reino”. O padre fez também uma reflexão sobre a segurança na condução do Pau da Bandeira e a necessidade de se revisar a celebração desse momento, com mais efetiva participação dos leigos, para se purificar essa tradição que tem fugido de seu sentido original.

Essa reflexão aconteceu dentro do pedido dos bispos (DOC – 100 número 286), em vista de uma conversão pastoral, para se evitar a comercialização e venda de bebidas alcoólicas nas festas de padroeiros. A comunidade, com seu conselho pastoral, tem refletido sobre essa situação desde o ano passado e aos poucos vem modificando a maneira de fazer a festa social, retirando da barraca as bebidas alcoólicas, dentre outras modificações.         Diocese de Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário