quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prefeitura do Crato entrega novo Arquivo Público à população


Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 20, dentro da programação do FESTCRATO 2018, o Governo do Crato inaugurou a nova instalação do Arquivo Público Municipal. A cerimônia contou com a belíssima apresentação da Banda de Música e reuniu autoridades, membros da Câmara Municipal, servidores e a sociedade civil.

Segundo a secretária de Administração do Crato, Águeda Duarte, o Arquivo Público passa agora a ser amparado pela Lei Municipal 3.425/2018, com isso, depois de 64 anos, o equipamento passa agora a funcionar dentro da legalidade e se tornando modelo para outros municípios da região...



Conforme a gestora da Secretaria de Administração, o arquivo recebe mensalmente em torno de 250 pesquisas demandadas por usuários servidores, instituições, ex-servidores, proprietários de imóveis, órgãos da justiça, Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Ministério Público, INSS, PREVICRATO, além de pessoas jurídicas e toda a sociedade cratense...


Em sua fala, Zé Ailton agradeceu o trabalho incansável dos servidores em transformar em uma realidade. “Fico extremamente feliz com o resultado dessa árdua tarefa executada por essa grande equipe. Percebemos hoje, com esse resultado, que estamos no caminho certo, nos destacando em todo o Estado e em todas as áreas, como saúde, finanças, educação, buscando sempre fazer o melhor. Isso para mim é um dos maiores significados da nossa gestão”, disse o prefeito.


A ex-reitora e ex-secretária de educação, Otonite Cortez, felicitou o prefeito pela sensibilidade com a memória do município. “O Arquivo Público é um suporte da memória”, frisou.



Na oportunidade, foi apresentada também a Tabela de Temporalidade e empossados os membros da Comissão de Avaliação de Documentos. Com documentos datados desde 1954, o novo arquivo, coordenado pela Secretaria de Administração, está aberto para atender toda a população e funcionará na Rua Dr. João Pessoa, 37, no Centro do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário