terça-feira, 20 de agosto de 2019

Aberto na URCA o II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense



A Universidade Regional do Cariri (URCA) abriu na noite desta segunda-feira, o II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense, que acontece de 19 a 23 de agosto. Este ano, o evento homenageia o cantor, compositor e artista plástico, Antônio Carlos Belchior Fontenele Fernandes.

O evento contou com a presença de representante da família do homenageado e foi aberto com apresentação do Coral da URCA, executando grandes sucessos do cantor. Canções de sucesso como A Palo Seco e Como Nossos Pais, com apresentações de solistas do coral, que emocionaram o público, foram apresentadas. Professores do Departamento de Línguas e Literaturas, além de alunos e convidados participam desta segunda edição do seminário.

Palestras, minicursos, debates, shows em homenagem a Belchior estão programados para acontecer até a próxima sexta-feira, dia do encerramento. Este ano, se adotou uma nova estratégia de escolha dos homenageados, através de eleição, na quinta-feira, e o coordenador do evento, Professor Flávio Queiroz, solicitou a participação de todos da comunidade acadêmica no processo de escolha, através de votação nos nomes da escritora e poetisa Florbela Espanca, o escritor Ariano Suassuna e o poeta Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré. O eleito estará sendo homenageado na terceira edição do seminário.

Dentro da programação também acontece a exposição “Pinturas do Belchior”, até o próximo dia 30 de agosto, com os 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. A exposição acontece no hall de entrada da biblioteca, no campus do Pimenta, em Crato. A exposição também será realizada na Unidade Descentralizada de Iguatu e vem sendo bastante visitada por alunos de outras escolas da região.


A palestra traçando um histórico dos momentos marcantes relacionados ao País da pós-ditadura e a obra do Belchior, incluindo comportamento, transformação de uma geração, renovação, América Latina, foram avaliadas pelo professor doutor Fábio José.

O evento foi aberto pelo reitor da URCA, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, que destacou a diversidade cultural existente nos países lusófonos. Ele ainda ressaltou que o seminário este ano assumiu um significado emotivo e de resgate, por trazer a trajetória de um dos grandes artistas brasileiros, Belchior.

O Reitor ainda ressaltou a dinâmica do departamento em promover eventos dessa natureza, utilizar como uma ferramenta de resistência e que a produtividade deve ser usada acima de tudo como símbolo de luta, transformação e reestruturação de uma sociedade. “Uma oportunidade transdisciplinar de aprender e trocar ideias”, disse.

O primo do cantor Belchior, João Bosco, que esteve representando a família do artista, agradeceu pela homenagem e todo reconhecimento ao artista. Ele lembrou do momento em que encontrou o seu familiar famoso, em Recife, de forma inusitada e vivenciou importante momento de sua vida ao vê-lo pessoalmente pela primeira vez. O Professor Flávio Queiroz destaca toda a programação com eventos em todos os turnos. Ele ainda acrescentou o tributo a Belchior nesta quarta-feira, com integrantes do grupo Dr. Raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário