quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Alocação de Água: Abastecimento humano é prioridade na Bacia do Salgado

Reunião sobre alocação de água no açude Prazeres

Na região mais ao Sul do Estado, localidade onde está inserida a bacia hidrográfica do Rio Salgado, treze açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), passaram por um ciclo de alocação negociada de água que definiu as operações e vazões de retirada dos reservatórios para o segundo semestre.

A decisão tomada pelos comitês de bacia da região priorizou a demanda para o abastecimento humano nos municípios, devido à baixa acumulação de água nos reservatórios da região.

O resultado das chuvas irregulares do primeiro semestre não refletiu em bons aportes nos açudes da bacia do Rio Salgado. Hoje o acumulado total nos reservatórios da região registra apenas 21,7% da capacidade total. O comitê de bacia do Salgado, órgão colegiado que define a alocação das águas em parceria com a Cogerh, finalizou nesta semana o ciclo de reuniões para tratar da operação de cada açude.

Treze reservatórios vão operar prioritariamente para o consumo humano, conforme decisão do Comitê e Comissões Gestoras de sistemas hídricos isolados. Dos treze, apenas quatro terão vazão de retirada para irrigação. São os açudes: Thomaz Osterne, Rosário, Prazeres e Olho dágua, nos municípios de Crato, Lavras da Mangabeira, Barro e Várzea Alegre, respectivamente.

As reuniões de alocação ocorreram em Barro (Açude Prazeres), Lavras da Mangabeira (Açude Rosário), Mauriti (Açudes Gomes e Quixabinha), Caririaçu (açudes Manoel Balbino e São Domingos II), Cedro, (Açude Ubaldinho), Várzea Alegre (Açude Olho D’Água), Aurora (Açude Cachoeira), Crato (Açude Thomaz Osterne), Icó (Açude Tatajuba), Umari (Açude Jenipapeiro II) e Icó (Açude Lima Campos).

Cerca de 420 pessoas participaram do ciclo de 11 reuniões de alocação de água, ocorridas entre os meses de julho e agosto de 2019. Marcaram presença representantes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, membros das Comissões Gestoras de sistemas hídricos isolados, representantes do Dnocs, representantes de prefeituras, usuários de água e membros da equipe técnica da Cogerh.

Alocação de água
O processo de Alocação Negociada de Águas é parte da política nacional de Recursos Hídricos, que estimula a participação da sociedade civil e dos usuários de água no processo de co-gestão da água. A Cogerh funciona como secretaria-executiva do Comitê e presta apoio técnico, científico, financeiro e logístico a essas entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário